Rússia levanta suspeitas sobre testes de mísseis

Os Estados Unidos suspeitam que a Rússia tenha testado novos mísseis de cruzeiro e já informaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), já que isso violaria um histórico acordo entre os dois países sobre o controle de armamentos, segundo o jornal The New York Times. De acordo com a publicação norte-americana, os testes […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os Estados Unidos suspeitam que a Rússia tenha testado novos mísseis de cruzeiro e já informaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), já que isso violaria um histórico acordo entre os dois países sobre o controle de armamentos, segundo o jornal The New York Times.

De acordo com a publicação norte-americana, os testes começaram em 2008, apesar de serem proibidos por um tratado firmado em 1987 pelo ex-presidente dos EUA Ronald Reagan e o então líder da extinta União Soviética, Mikhail Gorbachev. No entanto, o governo de Barack Obama ainda não se posicionou oficialmente sobre a questão, que está sendo avaliada pelo Departamento de Estado.

“Os Estados Unidos nunca vão hesitar em questionar a Rússia sobre problemas de conformidade com um tratado, e esse caso não será uma exceção. Mas ainda está em curso um processo de avaliação e não queremos fazer especulações para não prejudicar os resultados”, afirmou a porta-voz da pasta, Jen Psaki.

Conteúdos relacionados