Rompimento de barreira em mina soterra trabalhadores em MG

Um rompimento de barreira de rejeitos de uma mina soterrou trabalhadores e veículos na manhã desta quarta-feira (10), em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, a 55 quilômetros de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um trabalhador morreu, um foi levado com ferimentos para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um rompimento de barreira de rejeitos de uma mina soterrou trabalhadores e veículos na manhã desta quarta-feira (10), em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, a 55 quilômetros de Belo Horizonte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um trabalhador morreu, um foi levado com ferimentos para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, dois foram resgatados ilesos e dois operadores de máquina estão desaparecidos. Já o secretário de Meio Ambiente da cidade, Antônio Marcos Generoso, disse que há três mortos no local, mas ele não confirmou o número de feridos e desaparecidos.

Por volta das 13h, o corpo do trabalhador morto foi resgatado, com o auxílio de um helicóptero dos bombeiros. As buscas pelos dois desaparecidos seguem nesta tarde. Conforme a assessoria da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o homem levado para o pronto-socorro teve alta no início da tarde.

Até as 14h15, nenhum representante da Mineração Herculano, proprietária da mina, havia falado sobre o assunto.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis veículos foram atingidos e encontram-se total ou parcialmente soterrados.

As testemunhas relataram haver no local dois caminhões, uma retroescavadeira e um carro de passeio encobertos pelos rejeitos da atividade mineradora.

De acordo com o tenente Júlio César de Oliveira, no momento do acidente, os operários faziam uma intervenção no talude da barragem. Segundo ele, o trabalho das equipes no local é complexo. “Sempre existe possibilidade de novas rupturas. Então, é um trabalho muito complexo, tendo em vista o nível de dificuldade e de risco que a gente está envolvido. As equipes que estão fazendo a intervenção, elas estão sob esse risco de um possível novo colapso”, explicou.

Além do Corpo de Bombeiros, integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Civil e da Polícia Militar (PM) foram mobilizados.

A empresa está localizada às margens da BR-356, próximo a um posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Segundo o secretário, as licenças municipais de funcionamento da mina estão em dia.

Conteúdos relacionados