Reino Unido pretende punir o chamado ‘pornô da vingança’

Um projeto de lei no Reino Unido pretende punir o chamado “pornô da vingança” – ato de divulgar fotos ou vídeos com conteúdo de apelo sexual, sem o consentimento dos envolvidos nas imagens. A divulgação ou compartilhamento desse tipo de conteúdo poderá levar os infratores à condenação de até dois anos na prisão. As informações […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um projeto de lei no Reino Unido pretende punir o chamado “pornô da vingança” – ato de divulgar fotos ou vídeos com conteúdo de apelo sexual, sem o consentimento dos envolvidos nas imagens. A divulgação ou compartilhamento desse tipo de conteúdo poderá levar os infratores à condenação de até dois anos na prisão. As informações são do jornal The Guardian.

Segundo a publicação, a lei ainda deve ser aprovada pelo parlamento, mas pode entrar em vigor ainda neste ano. No Reino Unido, tem havido uma crescente pressão política para proibir a prática.

De acordo com o secretário de Justiça, Chris Grayling, o alto número de pessoas que postam fotos ou vídeos íntimos de seus ex-companheiros é “inacreditável”. “Queremos que aqueles que são vítimas desse tipo de comportamento repugnante saibam que estamos ao lado deles e que vamos fazer tudo o que pudermos para punir os culpados”, afirmou.

Com a aprovação da lei, imagens online e impressas serão sujeitas à punição. Usuários que publicarem ou compartilharem esse tipo de conteúdo no Facebook, no Twitter, no Whatsapp ou em mensagens de texto serão considerados culpados do crime.

Ainda de acordo com o secretário, serão consideradas imagens inadequadas qualquer foto ou vídeo que mostre pessoas envolvidas em atividade sexual ou retratadas de maneira sexual, com órgãos íntimos expostos ou onde “o que é mostrado não costume ser visto em público”.

Conteúdos relacionados