Quase metade dos alunos reprova pelo menos uma vez antes de tirar CNH em Campo Grande

No mês de junho, 3.247 pessoas tiraram sua primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Campo Grande, segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A estimativa é que aproximadamente 50% dos campo-grandenses precisam passar por mais de um teste prático para conseguir tirar a carteira de motorista. Segundo a administração da autoescola San Marino, quase […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segundo a administração da autoescola San Marino, quase metade dos alunos consegue passar no exame de primeira. Do restante, a maioria tem sucesso na segunda tentativa, principalmente porque da primeira vez estava muito nervosa. Na autoescola, o caso de uma mulher de 48 anos é lembrado por funcionários. Ela precisou fazer o exame prático nove vezes até conseguir tirar a habilitação.

Para a autoescola Primeira Opção, não há informação específica se as pessoas que mais reprovam são homens ou mulheres e nem a idade. Segundo a administração, o motivo pelo qual os mais jovens não conseguem passar pelo exame prático de primeira é por causa do nervosismo ou mesmo por traumas com acidentes sofridos. Já para as pessoas acima de 40 anos, nervosismo é causado por medo com questões de segurança.

Nervosismo

A telefonista Vanilza, de 29 anos, já passou pela prova prática para tirar a habilitação por cinco vezes e, mesmo assim, não conseguiu. “Meu problema era na rua. Eu ficava tranquila para fazer a baliza, mas na rua, com os instrutores no banco de trás, eu ficava nervosa”, diz ela.

Vanilza afirma que o fato de saber que os instrutores ficavam cuidando todos os movimentos, o que fazia aumentar o nervosismo. De acordo com Vanilza, ela tentou tirar CNH quando tinha 29 anos e acabou desistindo. “Mas esse ano ainda eu vou tentar tirar de novo”, afirma a telefonista, confiante.

Dados estatísticos

Segundo o Detran, em julho deste ano, Campo Grande conta com 362.797 condutores, de todas as categorias (carro, motocicleta, caminhonete, caminhão e ônibus). Ainda de acordo com o departamento, no primeiro semestre de 2014, de janeiro a junho, a Capital já registrou 5.535 acidentes de trânsito, 60 a mais do que no mesmo período em 2013.

Estacionamento irregular

O Midiamax já recebeu, várias vezes, fotos enviadas por leitores via WhatsApp de carros estacionados de maneira irregular. Segundo o tenente Vargas, do BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito), no primeiro semestre de 2014 foram autuados 126 veículos por estacionarem no passeio, na calçada.

Para estacionamento em guia rebaixada, foram aplicadas 92 multas; estacionar em faixa de pedestre, 40 autuações; estacionamento irregular em local exclusivo para uso de pessoas com deficiências físicas, 12 multas e em vagas para idosos, cinco multas. Vale lembrar que, além dessas multas, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) também autua motoristas que estacionam de forma incorreta ou em locais proibidos.

Conteúdos relacionados