Principal líder religioso xiita iraquiano chama a combater os jihadistas
O aiatolá Ali Al-Sistani, a principal autoridade religiosa xiita no Iraque, pediu nesta sexta-feira a todos a pegar em armas contra os jihadistas que conquistaram nos últimos dias territórios no norte e no leste do país, indicou sua porta-voz. “Os cidadãos que podem portar armas e combater os terroristas para defender seu país, seu povo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O aiatolá Ali Al-Sistani, a principal autoridade religiosa xiita no Iraque, pediu nesta sexta-feira a todos a pegar em armas contra os jihadistas que conquistaram nos últimos dias territórios no norte e no leste do país, indicou sua porta-voz.
“Os cidadãos que podem portar armas e combater os terroristas para defender seu país, seu povo e seus locais sagrados, devem ser voluntários e se juntar às forças de segurança para realizar esse objetivo sagrado”, declarou em seu sermão semanal o xeque Abdel Mahdi al-Karbalai, nome do aiatolá Sistani.
Segundo ele, “o Iraque enfrenta um grande desafio e um perigo sem precedentes. Os terroristas não querem controlar apenas algumas províncias, eles anunciaram que vão tomar todas as províncias, incluindo Bagdá, Karbala e Najaf. Daí a responsabilidade de enfrentá-los e lutar contra eles”.
“Aquele que morre em serviço da defesa da pátria, de sua família e sua honra, será considerado um mártir”, acrescentou em uma mesquita na cidade sagrada xiita de Karbala, ao sul de Bagdá.
O aiatolá Sistani não costuma opinar em questões políticas, mas, adorado por milhões de devotos, é extremamente influente.
À frente do Marja’iya, a mais alta autoridade religiosa xiita no Iraque, ele é mais respeitada do que a maioria dos políticos de sua confissão.
Em uma gravação de áudio na quarta-feira, um dos líderes do EIIL, Abu Mohammed al-Adnani, convocou os rebeldes a “marchar em Bagdá” e as cidades xiitas sagradas de Karbala e Najaf.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Camila Jara apresenta proposta para taxar milionários e isentar IR até R$ 5 mil
A proposta faz parte do pacote de projetos do Gabinete Compartilhado, composto de 6 congressistas
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.