Prefeitura abre seleção para professores temporários sem nomear concursados

A Prefeitura de Campo Grande abriu seleção para integrar cadastro reserva para professores temporários. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município, desta sexta-feira (10). O processo seletivo foi aberto mesmo havendo 252 professores aguardando pela convocação desde 2009, quando realizaram concurso para integrar o quadro da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Os …

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura de Campo Grande abriu seleção para integrar cadastro reserva para professores temporários. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município, desta sexta-feira (10). O processo seletivo foi aberto mesmo havendo 252 professores aguardando pela convocação desde 2009, quando realizaram concurso para integrar o quadro da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Os remanescentes do concurso estão indignados com a abertura do edital, já que o prazo do certame que realizaram vence em 15 dias. “Isto prova que daria para chamar concursados”, afirmou um dos professores que aguardam pela nomeação e preferiu não ter o nome divulgado.

No Edital de Seleção n. 001/Semad/Semed/2014, assinado pelo secretário de Administração, Ricardo Ballock, e a secretário de Educação em exercício, Terezinha Pereira Braz, afirma que o processo seletivo destina-se ao cadastramento de profissionais de educação em vagas que vierem a existir por necessidade temporária, “decorrente da carência de pessoal ocasionada pela inexistência de profissionais aprovados em concurso público”.

Até então, os professores aguardavam um reposta da prefeitura a Justiça. No dia 18 de dezembro, o Ministério Público Estadual (MPE), iniciou procedimento preparatório para investigar irregularidade na abertura de processo seletivo para contratação de professores temporários para atuação na rede municipal de ensino, em detrimento dos aprovados no concurso de 2009.

O caso já está no Tribunal de Justiça (TJ-MS), que ainda aguarda resposta da prefeitura a mandado emitido no dia 19 de dezembro. “Os professores estão confiando que a Justiça dê um parecer favorável a nós”, afirma a professores que aguarda por convocação.

O presidente Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), Geraldo Gonçalves, afirmou que já foram enviados dois ofícios ao secretário de Administração cobrando a convocação. “Tendo pessoas aprovados, não vejo motivo para chamar temporários”, afirma.

Geraldo ressalta que realmente será necessária a contratação de novos professores em 2014, devido à aprovação da lei que aumento a hora-atividade dos profissionais, mas acredita que para isto será necessário abertura de novo concurso.

Conteúdos relacionados