Pesquisa: 70% dos brasileiros não veem risco de demissão
Mesmo com a desaceleração na criação de vagas formais de trabalho, o brasileiro está cada vez mais confiante no emprego. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 70% dos entrevistados acham que não correm risco algum de serem demitidos. No início de abril, o índice era de 61%, e em dezembro de 1998 estava em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mesmo com a desaceleração na criação de vagas formais de trabalho, o brasileiro está cada vez mais confiante no emprego. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 70% dos entrevistados acham que não correm risco algum de serem demitidos.
No início de abril, o índice era de 61%, e em dezembro de 1998 estava em 52%. O percentual daqueles que acreditam correr “algum risco” de serem mandados embora também recuou, de 27% para 20%, entre abril e junho deste ano. Em 1998, o índice era de 30%.
Ainda de acordo com o levantamento, 58% dos brasileiros não têm medo de ficar desempregados, ante 51% há três meses e apenas 34% em 1998. O desemprego é a coisa que dá mais medo para apenas 15% e é “uma das coisas” que mais aflige 25% dos entrevistados.
O Brasil gerou 25,3 mil postos de trabalho em junho, o pior número registrado no período nos últimos 16 anos. Segundo os dados oficiais do governo, o número representa uma queda de 83,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram gerados 123,8 mil empregos. Durante o primeiro semestre do ano, o Brasil gerou 588,6 mil postos de trabalho, com uma alta de 1,45% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Confiança
Por outro lado, os brasileiros pioraram a visão sobre a situação econômica. Para 32% dos entrevistados, a economia vai piorar – o índice era de 29% no início de julho. E a fatia dos que vêem uma possível melhora também desceu para 25%. Além disso, 44% afirmam que suas finanças pessoais vão melhorar nos próximos meses, ante 48% na pesquisa anterior.
A inflação também afeta a confiança do brasileiro. Conforme o Datafolha, a proporção de brasileiros que acreditam na queda do poder de compra dos salários subiu de 31% para 35%. Com isso, o Índice Datafolha de Confiança voltou ao nível pré-Copa do Mundo, com 109 pontos, ante 116 durante a competição.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.