Passageiros reclamam de falta d’água para beber nos terminais de ônibus da Capital

Transeuntes que passam todos os dias pelos terminais de ônibus de Campo Grande denunciam a falta de água nos bebedouros. Segundo eles, há situações em que as pessoas precisam encostar a boca no bico do aparelho a fim de sugar mais quantidade de água. O problema se agrava nos dias de forte calor pelos quais […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Transeuntes que passam todos os dias pelos terminais de ônibus de Campo Grande denunciam a falta de água nos bebedouros. Segundo eles, há situações em que as pessoas precisam encostar a boca no bico do aparelho a fim de sugar mais quantidade de água. O problema se agrava nos dias de forte calor pelos quais a cidade passa.

De acordo com a copeira Elaine Vasques Mendes, de 26 anos, que passa por três terminais de ônibus todos os dias, no Terminal Aero Rancho há dois bebedouros, um deles não tem água e no outro até tem, mas sai com pouca intensidade. Segundo ela, também falta água nos terminais General Osório e no Bandeirantes.

“É tão fraquinha a intensidade água que ontem (23) vi uma idosa, que estava na minha frente, encostando a boca no bico do bebedouro. Isso me espantou, pois a sede faz com que as pessoas se exponham ao risco de contrair doenças”, relata.

O carpinteiro Agenor dos Santos, de 45 anos, informa que precisa comprar água dos ambulantes nos dias quentes. “Não posso depender da água dos bebedouros. Primeiro que não tem em quase nenhum e quando tem é bem fraca. Os ambulantes estão faturando alto com isso”, conta.

Opinião de um especialista

De acordo com o médico infectologista residente, Hilton Luiz Alves Filho, há riscos de contrair a bactéria da cárie, a hepatite B, bem como o vírus do beijo (que apresenta sintomas parecidos com os de uma gripe forte). “Sob o ponto de vista higiênico, devemos evitar essa conduta, pois a boca é o segundo lugar do corpo humano mais contaminado, só perdendo para o intestino”, explica.

Para os estudantes em geral, que utilizam bebedouros nas escolas, Hilton aconselha que os pais comprem garrafinhas ou copos individuais para os filhos levarem.

Agetran

Por sua vez, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande) informou que os terminais citados passaram por uma manutenção na última semana. Segundo o chefe de controle dos terminais de transbordo, Ricardo Castro, apenas um dos bebedouros do Terminal Aero Rancho será trocado, pois o outro está funcionando normalmente.

A Agetran atribui o mau funcionamento dos bebedouros à depredação, que, segundo a agência, é constante nos terminais e pontos de ônibus da Capital.

Conteúdos relacionados