Para valorizar ponto turístico, Mercadão e praça serão unidos por calçadão de ladrilhos

Nos próximos meses a Prefeitura de Campo Grande deve dar início às obras do Complexo Mercadão, onde a Praça Oshiro Takemori, conhecida como Praça das Índias será ampliada até unir-se ao Mercado Municipal Antônio Valente. O projeto desenvolvido pelos arquitetos da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) já está finalizado e aguarda apenas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nos próximos meses a Prefeitura de Campo Grande deve dar início às obras do Complexo Mercadão, onde a Praça Oshiro Takemori, conhecida como Praça das Índias será ampliada até unir-se ao Mercado Municipal Antônio Valente.

O projeto desenvolvido pelos arquitetos da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) já está finalizado e aguarda apenas a secretaria resolver questões burocráticas, como a titularidade da área, para então sair do papel.

A intenção da obra é valorizar o potencial turístico do Mercadão e da praça. Os dois pontos serão unidos por meio de um calçadão, que será construído onde hoje está a Rua 7 de Setembro, entre a Anhanduí e Ricardo Bacha.

“Toda a área será cercada com grades e o estacionamento do mercado ganhará 50 vagas. O acesso ao Mercadão que é feito hoje pela Rua 15 de Novembro será fechado para desobstruir o trânsito do local. A entrada mudará para a Rua Anhanduí e a saída ficará na 26 de Agosto”, explicaram os arquitetos Bruno Kulczynsky e Mariano Rippel, da Seintrha.

De acordo com os profissionais, a calçada entre a praça e o mercadão será formada por ladrilhos hidráulicos. Eles detalham que o piso é muito utilizado por árabes e foi escolhido para homenagear os comerciantes da Rua 7 de Setembro, onde há grande concentração de empresários desta origem. O chão ainda ganhará forma de flores para prestigiar a cultura indígena.

A área da praça ainda terá pergolados em modelo de leques por causa dos japoneses. O espaço que atualmente tem 3 quiosques, utilizados pelas índias para vender produtos vegetais, terá mais um lugar destinado à exposição de artesanatos.

Como o Mercadão e a praça reúnem grande número de visitantes diariamente, tanto de Campo Grande como de outras cidades, serão inseridas placas informativas para repassar a história dos pontos históricos.

Os arquitetos ainda observaram que com por causa das grades a área ficará mais segura. Além disso, a iluminação do mercado e da praça será toda refeita. A obra em si será realizada no estacionamento e na praça, pelo fato de o prédio do mercadão ter sido tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município.

Conteúdos relacionados