Para mostrar que toda roupa pode ser reutilizada, shopping cria Loja Vazia para doações

Dentro da programação da 2º edição do Campo Grande Fashion, o Shopping Campo Grande lançou há cerca de duas semanas o projeto Loja Vazia. Como o nome diz, diferentemente, de uma loja comum onde as vitrines estão cheias de araras com as últimas tendências da estação, na Loja Vazia as vitrines estão sem peças e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dentro da programação da 2º edição do Campo Grande Fashion, o Shopping Campo Grande lançou há cerca de duas semanas o projeto Loja Vazia. Como o nome diz, diferentemente, de uma loja comum onde as vitrines estão cheias de araras com as últimas tendências da estação, na Loja Vazia as vitrines estão sem peças e são arrumadas a cada dia com as doações.

A arquiteta Roberta Holsbach, de 35 anos, voluntária no projeto e responsável pelo conceito das vitrines, explica que diariamente as peças são organizadas por uma equipe do shopping que dá uma nova ideia aquele modelito que foi descartado. “Trabalhamos com o conceito de up-cicle que é o de transformar peças descartas em algo novo”, diz.

Ela conta que não é customizar a peça, mas dar um novo conceito, mostrar outra forma de usar aquele modelo, que pode até ter sido considerado fora de moda. “Montamos os looks e mostramos que muitas coisas podem ser reutilizadas”, emenda.

Superintendente do shopping, Mariana Morato, de 37 anos, diz que a ideia que pegou em Campo Grande surgiu em 2013, quando o Shopping VillaLobos de São Paulo, do mesmo grupo do daqui, fez uma parceria e lançou o projeto.

Ele fala que o projeto inovador chegou a ganhar um prêmio em Cannes pela iniciativa solidária. E é exatamente essa iniciativa solidária que eles pretendem promover.

Morato diz que além das doações da população, os lojistas também não resistiram e ajudaram para que tudo se tornasse realidade. “Tudo foi feito em conjunto. O shopping cedeu o espaço, os lojistas doaram as araras, os manequins, a Roberta também veio colaborar como voluntária. É uma verdadeira ação solidária”, destaca.

A Loja Vazia, que fica dentro do Shopping Campo Grande, na nova ala, no 2⁰ piso, fica aberta até a próxima quarta-feira (28). Todas as doações serão entregues a Setas (Secretaria de Estado de Assistência Social) que irá separar as peças e entregar para as entidades carentes.

Desde o dia 9, quando a loja abriu, já foram doadas cerca de 500 peças. Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib, fala sobre o projeto. “É mais uma iniciativa que busca, por meio da união de esforços, o bem-estar para mais pessoas, o que é sempre bem-vindo. Nesse caso, em especial, ‘Loja Vazia’ mostra que a prática da solidariedade pode ser lúdica, acompanhada de beleza e carinho”.

Além de São Paulo e Campo Grande, o projeto Loja Vazia foi realizado em Barcelona e Reino Unido. Veja como ser um parceiro deste projeto aqui.

(Matéria editada às 09h28 do dia 21/05/2014)

Conteúdos relacionados