Novo aeroporto em SP para 48 milhões de passageiros deve sair do papel em 2014
Um decreto da presidente Dilma Rousseff, previsto ainda para o primeiro semestre de 2014, pode tirar do papel a construção de um terceiro aeroporto de passageiros na Grande São Paulo. Enterrado pela última vez em 2011, o projeto foi resgatado em dezembro de 2013, pela própria presidente. A cidade escolhida para o Nasp (Novo Aeroporto […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um decreto da presidente Dilma Rousseff, previsto ainda para o primeiro semestre de 2014, pode tirar do papel a construção de um terceiro aeroporto de passageiros na Grande São Paulo. Enterrado pela última vez em 2011, o projeto foi resgatado em dezembro de 2013, pela própria presidente.
A cidade escolhida para o Nasp (Novo Aeroporto de São Paulo) seria o município de Caieiras, a 30 km da capital paulista. O projeto de R$ 5,3 bilhões é das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez e seria operado pela concessionária do grupo, a CCR. O terminal, com duas pistas independentes, teria capacidade para 48 milhões de passageiros e tempo de construção estimado em cinco a dez anos.
As construtoras prometem revelar mais detalhes assim que a presidente assinar o decreto. Em nota, elas declararam que “estudos desenvolvidos comprovam a viabilidade técnica e operacional” do Nasp e que “a concretização do projeto vai proporcionar atendimento de qualidade à demanda excedente de passageiros e importante impulso ao desenvolvimento da região metropolitana de São Paulo”.
A reportagem procurou a SAC (Secretaria de Aviação Civil) – um dos responsáveis por autorizar a construção de novos aeroportos – para comentar a possibilidade do Nasp já em 2014. A Secretaria divulgou apenas que “o projeto ainda está em estudo e não há prazo para sua liberação”. Sem uma posição mais clara da SAC, a FAB (Força Aérea Brasileira) e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) preferiram não comentar o assunto.
Já a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) disse, por meio da sua assessoria, que o setor “vê com otimismo todas as iniciativas pela melhoria e ampliação da infraestrutura aeroportuária nacional, atualmente um dos grandes gargalos da área”. Mas disse que só comentará o novo aeroporto assim que mais “detalhes dele e de sua adequação/liberação para uso pela aviação comercial, o que envolveria uma alteração de legislação”.
A Associação se refere a outro decreto assinado por Dilma em dezembro de 2012, que permite a construção de aeroportos privados, mas exclusivamente de aviação executiva, ou seja, destinados a aeronaves de pequeno porte para uso particular. Para o Nasp sair do papel, a presidente terá de modificar esse decreto, permitindo a criação de aeroportos para voos regulares de passageiros operados por companhias aéreas.
Especialistas apontam falhas e benefícios do novo aeroporto
Especialistas ouvidos pela reportagem criticam a falta de clareza no projeto do aeroporto de Caieiras. Para o ex-presidente da Aneinfra (Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura), Rodolpho Salomão, o próprio formato para o novo aeroporto, no qual a concessão não seria apenas para operação – como já foi feito em outros terminais do País – mas também para a construção de toda a infraestrutura, deve ser esclarecido pelas partes envolvidas.
— Criar um novo aeroporto exige um planejamento, uma política aeroportuária que não temos. Todo o tráfego nas aerovias precisa ser reorganizado. Com mais um aeroporto, é possível dedicar os terminais a certas linhas ou a certos tipos de atividades. Por exemplo, regionalizar certas áreas do País em Congonhas e ter dois aeroportos internacionais, como é em Nova York. Até para ampliar a capacidade de um aeroporto você precisa definir como fazer. O investimento em infraestrutura depende do modo de operação, senão há risco de ter uma ampliação física desconectada de uma ampliação logística. Não adianta, por exemplo, aumentar a quantidade de rampas de embarque se você não tem um plano de posicionamento de aeronaves ou de recebimento e condução de passageiros por trás disso. Tudo depende de planejamento.
Salomão também questiona se um novo aeroporto seria a melhor saída neste momento. Parte do problema é a alteração que ele causaria sobre as projeções das concessionárias Gru Airport e Aeroportos Brasil que operam em Guarulhos e em Viracopos, respectivamente.
— Muito ainda precisa ser melhorado em Cumbica e Guarulhos, onde ainda é possível ter uma ampliação da capacidade com os investimentos adequados. Quando você solta a ideia de um outro aeroporto, você deixa os empreendedores da concessão desconfiados, se terão o retorno que esperavam quando assumiram as concessões.
José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia), é favorável à criação do terminal em Caieiras, mas também critica a falta de clareza do projeto e de uma política nacional para a área.
— Tem que ver as condições do que foi feito na concessão para Guarulhos. Se você introduzir alguém na mesma área, isso é possível? O concessionário pode questionar que está existindo uma alteração não prevista. Os contratos precisam ser cumpridos (…). Mas não há dúvida que o Brasil tem de ampliar seu parque de aeroportos mas isso com qualidade, segurança e planejamento.
Já o consultor André Castellini, da Bain & Company, em entrevista ao Jornal O Estado de S.Paulo, destacou que a chegada de um terceiro aeroporto na Grande SP criaria uma concorrência positiva com os terminais já existentes e traria benefícios aos passageiros e às companhias aéreas. Ele cita, também, a limitação estimada para Cumbica, que mesmo após ampliações não passaria de 45 milhões de passageiros ao ano.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.