Mesmo com laudo emergencial, pedreiro aguarda há um ano para fazer cirurgia no Regional

Mesmo com laudo emergencial, o pedreiro Josias Paulino, de 39 anos, que sofre de traqueotomia, aguarda há um ano para fazer cirurgia no Hospital Regional de Campo Grande. De acordo com Gislene Domingues de Mattos, 29 anos, esposa de Josias, o Hospital alega que não tem a cânula traqueal para realizar a cirurgia e não […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mesmo com laudo emergencial, o pedreiro Josias Paulino, de 39 anos, que sofre de traqueotomia, aguarda há um ano para fazer cirurgia no Hospital Regional de Campo Grande.

De acordo com Gislene Domingues de Mattos, 29 anos, esposa de Josias, o Hospital alega que não tem a cânula traqueal para realizar a cirurgia e não há nem previsão de quando terá. “Fui orientada para procurar a ouvidoria do hospital, fui e continua na mesma situação”, conta. 

Enquanto isso, Josias segue com dificuldade para respirar. “Ele precisa de água para o pulmão, está com a traquéia fechada, só a cirurgia resolve”, explica. A doença, que não é comum, depende da troca da cânula para não piorar o quadro do paciente. “Tem que trocar, estou com medo de ele morrer, ele é cardíaco. Preciso de ajuda”, clama Gisleine.

A reportagem contatou o Hospital Regional, que ficou de checar e, em dois dias, não retornou.

Déjà vu

Em 2013, Josias também precisava trocar a cânula para cirurgia e o Regional não tinha o aparelho. Na ocasião, Gislene tinha até documento do hospital com o pedido de realização de troca da cânula. Josias só conseguiu a cânula através de doação, após denúncia do Midiamax.

Cânula, o que é?

A cânula traqueal é um tubo curvado que possui chapa de proteção para fixar. Ela impede o fechamento da traqueostoma. Algumas pessoas usam-na permanentemente e outras apenas por determinado tempo, tendo que trocá-la temporariamente. Ela também precisa ser limpa regularmente para impedir que secreções e impurezas dificultem a respiração.

Conteúdos relacionados