Mais de 100 mil pessoas acompanham velório de Eduardo Campos no Recife
Velório de Eduardo Campos que está sendo realizado na sede de governo de Pernambuco, foi organizado na área externa do prédio devido ao público que acompanham a cerimônia.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Velório de Eduardo Campos que está sendo realizado na sede de governo de Pernambuco, foi organizado na área externa do prédio devido ao público que acompanham a cerimônia.
Mais de 100 mil pessoas acompanham o velório do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que disputava estas eleições para a Presidência. O velório acontece desde a madrugada deste domingo (17) no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano. O sepultamento está marcado para as 17 horas, no cemitério de Santo Amaro, no Recife.
Eduardo Campos, morto após a queda de um avião na última quarta-feira (13), será enterrado ao lado do túmulo de seu avô, Miguel Arraes (1916-2005), que também exerceu o cargo de chefe do Executivo estadual de Pernambuco.
Campos se licenciou do governo este ano para concorrer às eleições, ao lado de Marina Silva (REDE), que disputava como vice-presidente, e que aceitou concorrer à Presidência no lugar de Eduardo. Na próxima quarta-feira (20), o PSB realiza uma reunião para anunciar sua decisão final.
Eduardo Campos, 49 anos, ocupava o terceiro lugar na disputa eleitoral, com 10% de votos, segundo pesquisas recentes. Estava atrás da presidente Dilma Rousseff (PT) e do senador Aécio Neves (PSDB).
Trajetória
O ex-governador nasceu em 10 de agosto de 1965 no Recife. Filho do poeta Maximiano Campos (1941-1998) e Ana Arraes, atual ministra do Tribunal de Contas da União, Eduardo Campos era economista e principal herdeiro político de seu avô, Miguel Arraes.
Começou sua trajetória na política em 1986, ao trabalhar na campanha do avô em sua segunda campanha ao governo de Pernambuco. Em 1990, filiou-se ao PSB, partido pelo qual foi eleito deputado estadual no mesmo ano.
Aos 25 anos, sofreu uma derrota eleitoral ao terminar em quinto lugar na disputa pela Prefeitura do Recife. Em 1994, foi eleito deputado federal com 133 mil votos. Licenciou-se do cargo para ser secretário do governo Arraes em Pernambuco. Em 1998, foi reeleito deputado federal com 173,6 mil votos.
Eduardo Campos foi ministro de Ciência e Tecnologia entre 2004 e 2006, durante o primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Campos era casado com a economista e auditora concursada do Tribunal de Contas do Estado Renata de Andrade Lima Campos, 47 anos. Eles começaram a namorar ainda na adolescência. Renata estava com a família em Recife no momento do acidente. Campos deixa cinco filhos.
Ainda estão sendo velados os corpos do jornalista Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo, que também morreram no acidente.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.