MA: oposição recorre contra arquivamento de impeachment
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão protocolou requerimento recorrendo da decisão monocrática do presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que decidiu arquivar o pedido de impeachment contra a governadora Roseana Sarney (PMDB). Os deputados alegam que Arnaldo não respeitou o processo legislativo legal e pedem que a decisão seja revista. O […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão protocolou requerimento recorrendo da decisão monocrática do presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que decidiu arquivar o pedido de impeachment contra a governadora Roseana Sarney (PMDB). Os deputados alegam que Arnaldo não respeitou o processo legislativo legal e pedem que a decisão seja revista.
O requerimento é assinado pelos deputados Rubens Pereira Jr. (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB), Marcelo Tavares (PSB) e Othelino Neto (PCdoB). Para os opositores ao clã Sarney no Maranhão, o presidente não cumpriu o que diz o Artigo 277 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa que determina que o pedido fosse encaminhado à governadora Roseana Sarney, que teria prazo de 15 dias para se pronunciar, criada uma Comissão Especial, constituída de um quinto dos membros da Casa para emitir parecer sobre a representação e as informações, no prazo máximo de 15 dias, a contar de sua instalação.
Os deputados alegam que o parlamento ainda pode ser alvo de ação do Poder Judiciário, por não ter cumprido o rito legal. “Este caso exige prudência na análise para evitarmos prejuízo até à própria autonomia decisória do Poder Legislativo. Por isso, pedimos que o presidente reforme a teratológica decisão monocrática”, afirmou o deputado Rubens Júnior (PCdoB), líder da bancada de oposição.
Para os deputados, o presidente da Assembleia não é autoridade competente para monocraticamente rejeitar o pedido formulado pelos peticionantes e sua atitude fere direito líquido e certo dos recorrentes em serem regidos pelo devido processo legislativo.
O requerimento dos deputados começa a tramitar nesta segunda-feira. O pedido de impeachment foi protocolado pelo Coletivo de Advogados dos Direitos Humanos, na semana passada, representado pelo advogado paulista, Murilo Morelli.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.