Lei ‘Anticorrupção’ muda responsabilidade das empresas e exige prevenção
Em vigor desde o dia 29 de janeiro, a Lei Federal 12.846/2013 surgiu para ampliar a responsabilidade das empresas quanto a participação em práticas de corrupção. Aprovada pelo congresso após a pressão popular das manifestações em julho do ano passado, a nova legislação vai exigir das organizações a criação de mecanismos internos para prevenir negociatas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em vigor desde o dia 29 de janeiro, a Lei Federal 12.846/2013 surgiu para ampliar a responsabilidade das empresas quanto a participação em práticas de corrupção. Aprovada pelo congresso após a pressão popular das manifestações em julho do ano passado, a nova legislação vai exigir das organizações a criação de mecanismos internos para prevenir negociatas que gerem prejuízo à sociedade.
“A principal mudança diz respeito à responsabilidade objetiva das empresas. Agora se um empregado ou diretor praticar corrupção a pessoa jurídica também responderá, a não ser que prove o contrário. Isso faz com que as empresas criem mecanismos próprios de combater esse tipo de ações. A lei ‘Anticorrupção’ como está sendo batizada inclusive irá atenuar penas administrativas para as organizações que desenvolverem medidas de compliance”, explica o advogado Márcio Vidal.
Com uma semana de aplicação, completada nesta quarta-feira (5) a Lei Federal 12.846/2013 prevê para as empresas envolvidas em processos de corrupção novas sanções civis e administrativas. Com o dispositivo legal, judicialmente agora é permitido a suspensão das atividades da empresa, a interdição ou perdimento de bens e valores, caso seja comprovada a participação neste gênero de crime.
“As penalidades administrativas que incorrem sobre as empresas corruptas também são diferentes com essa nova legislação. Com essa lei, a Justiça terá como aplicar multas de até 20% do faturamento da empresa. Falta ainda um decreto presidencial que regulamente os dispositivos de aplicação, como o trâmite e a definição dos critérios atenuantes ou agravantes das punições”, completa Vidal.
A efetividade prática da lei federal ‘Anticorrupção é trabalhada no momento pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Casa Civil e a Controladoria Geral da União. Mesmo estando em vigor, não existe uma descrição clara de como serão aplicadas as multas ou sanções civis a pessoa jurídica que estiver sendo processada por corrupção.
Após a pressão de protestos espalhados em todo Brasil (com forte intensidade em São Paulo, de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre), o Senado aprovou uma mudança no Código Penal que transforma a Corrupção em crime hediondo.
Segundo um relatório da Controladoria Geral da União, de dezembro de 2013, o número de funcionários públicos processados por prática de corrupção passiva, corrupção ativa ou peculato saltou de 314 ocorrências em 2012, para 377 no ano passado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.