Legisladores noruegueses indicam Snowden para o Nobel da Paz
Dois legisladores norueguês disseram nesta quarta-feira (29) que indicaram conjuntamente o ex-prestador de serviço da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA na sigla em inglês) Edward Snowden para o Prêmio Nobel da Paz de 2014. O deputado socialista Baard Vegard Solhjell, ex-ministro do Meio Ambiente, e Snorre Valen afirmaram que o debate público e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dois legisladores norueguês disseram nesta quarta-feira (29) que indicaram conjuntamente o ex-prestador de serviço da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA na sigla em inglês) Edward Snowden para o Prêmio Nobel da Paz de 2014.
O deputado socialista Baard Vegard Solhjell, ex-ministro do Meio Ambiente, e Snorre Valen afirmaram que o debate público e as mudanças das políticas “na esteira das revelações de Snowden contribuíram para uma ordem mundial mais estável e pacífica.”
Ser indicado ao prêmio apenas significa que Snowden será um dos nomes que o comitê do Nobel irá considerar para o prêmio.
Os cinco responsáveis por escolher o vencedor do prêmio não confirmam quem concorre ao Nobel da Paz, mas as pessoas que fazem as indicações podem torná-las públicas.
Os responsáveis por fazer as indicações, geralmente membros de governos nacionais, professores universitários e vencedores de anos anteriores, devem apontar seus nomes favoritos até o dia 1º de fevereiro.
O comitê do Nobel pode acrescentar novos candidatos ao prêmio durante a primeira reunião após a data final de indicações.
Snowden já havia sido indicado ao Nobel da Paz no ano passado, indicado por um professor sueco de sociologia. Em uma carta, Stefan Svallfors afirmou que o americano “em um esforço heróico com altos custos pessoais revelou a existência e a dimensão da vigilância que o governo dos EUA dedica às comunicações eletrônicas em todo o mundo, em violação das leis nacionais e dos acordos internacionais.”
A Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas) foi a vencedora do Nobel da Paz 2013. A entidade está coordenando, junto a ONU (Organização das Nações Unidas), a destruição do arsenal de armas químicas da Síria em meio à guerra civil no país.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.