Lançamentos literários debatem a temática racial no Brasil e no mundo

O romance Meio Sol amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie, foi lançado no Brasil em 2008, porém a autora nigeriana demorou para ser descoberta por aqui. Após proferir a palestra O perigo de uma única história, na Inglaterra, Chimamanda foi ganhando espaço em terras brasileiras que, em 2011, recebeu Hibisco roxo. Hoje, conhecida mundialmente, a escritora […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O romance Meio Sol amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie, foi lançado no Brasil em 2008, porém a autora nigeriana demorou para ser descoberta por aqui. Após proferir a palestra O perigo de uma única história, na Inglaterra, Chimamanda foi ganhando espaço em terras brasileiras que, em 2011, recebeu Hibisco roxo. Hoje, conhecida mundialmente, a escritora é ícone do feminismo negro e teve seu discurso We should all be feminists (Todos nós deveríamos ser feministas, em livre tradução) sampleado na música ***Flawless, da diva pop Beyoncé.

A obra mais recente, Americanah, não abandona o tema do feminismo, mas também passeia por encontros e desencontros amorosos e, acima de tudo, pelas questões raciais e imigracionistas nos Estados Unidos. A narrativa conta a história de Ifemelu, uma jovem nigeriana que vai estudar nos EUA e que, 15 anos depois, se torna uma famosa graças ao blog Raceteenth ou Observações diversas sobre negros americanos (antigamente conhecidos como crioulos) feitas por uma negra não americana. Nos seus escritos, Ifemelu narra — de maneira detalhada e com um humor ácido — os conflitos entre estadunidenses, afro-americanos e imigrantes africanos.

Eleito como um dos 10 melhores livros de 2013 pela New York Times Book Review e vencedor do prêmio National Book Critics Circle Award, Americanah vai virar filme. Lupita Nyong’o, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por Doze anos de escravidão, comprou os direitos para o cinema. A atriz queniana afirmou ter ficado encantada com a história de Ifemelu e Obinze. Além de produzir o longa-metragem, Lupita deve interpretar a protagonista da história.

Conteúdos relacionados