Kerry diz que esforço dos EUA para acordo no Oriente Médio não é “quixotesco”

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse neste sábado que continua esperançoso de que o esforço do governo Obama para mediar um acordo de paz entre israelenses e palestinos pode ter sucesso. Os Estados Unidos esperam concluir um acordo “estrutural” nas próximas semanas e, então, tentar negociar um acordo final de paz […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse neste sábado que continua esperançoso de que o esforço do governo Obama para mediar um acordo de paz entre israelenses e palestinos pode ter sucesso.

Os Estados Unidos esperam concluir um acordo “estrutural” nas próximas semanas e, então, tentar negociar um acordo final de paz até o final de 2014, disse uma autoridade dos EUA nesta semana, de acordo com um participante de uma reunião com líderes judeus norte-americanos.

“Tenho esperança e vamos continuar trabalhando para isso”, afirmou Kerry durante discurso na conferência de segurança de Munique. Apesar do ceticismo generalizado, o secretário de Estado dos EUA está liderando o esforço do país para empurrar os dois lados em direção a um acordo.

“Acredito na possibilidade ou não iria perseguir isso”, disse. “Não acho que estamos sendo quixotescos… Estamos trabalhando duro, porque as consequências do fracasso são inaceitáveis”.

O enviado dos EUA Martin Indyk afirmou que o plano de acordo irá abordar questões centrais no conflito, incluindo as fronteiras, segurança, refugiados e assentamentos judaicos, segundo um participante da reunião.

A coalizão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já deu sinais de tensão a respeito das negociações sobre o Estado palestino.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados