Uma retomada do investimento empresarial ajudou a impulsionar o crescimento da economia da Grã-Bretanha nos últimos três meses de 2013, um sinal de que a recuperação econômica está se ampliando.

O Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,7 por cento no quarto trimestre, informou a Agência Nacional de Estatísticas. O dado não foi revisado ante estimativa anterior e ficou em linha com as expectativas.

Os números representam a taxa de crescimento mais rápida no ano passado desde a crise financeira.

Enquanto os gastos das famílias vinham conduzido a alta até agora –e avançaram 0,4 por cento no trimestre– os dados mais recentes mostram que o investimento empresarial subiu 8,5 por cento na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que foi a maior alta desde o primeiro trimestre de 2012.

A agência disse que os gastos das famílias e o comércio também contribuíram bastante para o crescimento no quarto trimestre.

Com isso, o crescimento da Grã-Bretanha em 2013 chegou a 1,8 por cento, ante apenas 0,3 por cento no ano anterior. Esse é o nível mais alto desde 2007, embora a produção total ainda esteja 1,4 por cento abaixo do pico pré-crise financeira alcançado nos primeiros três meses de 2008.

No quarto trimestre, o comércio contribuiu com 0,4 ponto percentual para o crescimento depois de ter sido um peso no terceiro trimestre.

A produção do setor de serviços cresceu 0,8 por cento no quarto trimestre, repetindo a taxa do terceiro trimestre. Já a produção industrial avançou 0,5 por cento, enquanto a construção expandiu 0,2 por cento.