Índios terenas de MS são destaques em livro internacional sobre Educação em Ciências

Capítulo de livro da professora doutora Christiane Gioppo sobre trabalho desenvolvido com professores da etnia Terena em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul foi publicado no livro Science Education: A Global Perspective, do Conselho Internacional de Associações de Educação em Ciências (Icase), entidade que reúne associações voltadas à Educação em Ciências do mundo inteiro e […]

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Capítulo de livro da professora doutora Christiane Gioppo sobre trabalho desenvolvido com professores da etnia Terena em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul foi publicado no livro Science Education: A Global Perspective, do Conselho Internacional de Associações de Educação em Ciências (Icase), entidade que reúne associações voltadas à Educação em Ciências do mundo inteiro e que tem sede em Londres.

Publicado na Nigéria, o livro é uma coletânea de artigos de pesquisadores de vários países, entre eles Nova Zelândia, Portugal e Inglaterra. O capítulo sobre os indígenas da etnia Terena é o único trabalho da América Latina divulgado na obra.

No artigo, Christiane, em parceria com Michelle Bocchi Gonçalves, mestre em Educação que fez parte do Programa de Educação Ambiental aplicado aos terenas como voluntária, explica o modelo de formação de professores usado pelo (Itti )nas aldeias indígenas da região do município de Aquidauana.

Sob a coordenação da professora da (UFPR/Itti), um grupo de professores indígenas está elaborando um livro na língua-mãe dos terenas. A produção da obra faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço parte desse caminho” que é desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (Itti) da UFPR.

O livro “Lições Ambientais dos Terenas” ensinará as crianças indígenas por meio de poemas, trava-línguas, lendas, mitos e histórias reais. “O material reúne textos produzidos pelos próprios professores das aldeias. É o educador indígena que fala, explica e desenvolve atividades sobre sua própria cultura e não uma pessoa de fora. Ele está produzindo próprio material didático para trabalhar na sua escola”, explica Christiane.

O objetivo é contribuir com a disseminação da língua-mãe entra aproximadamente duas mil crianças terenas matriculadas nas séries iniciais de 15 aldeias dos municípios de Anastácio, Miranda e Aquidauana.

A professora da UFPR/Itti foi convidada para escrever o capítulo do livro Science Education: A Global Perspective pelo próprio presidente do Icase, Ben Akpan. A publicação já está sendo comercializada em centenas de países.

Artigo

As pesquisadoras Christiane Gioppo e Michelle Bochhi Gonçalves também tiveram o trabalho reconhecido pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), que publicou um artigo sobre o trabalho desenvolvido como  Terena na Revista da SBEnBio, uma das publicações da associação que é avaliada e reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

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