Índios Terena do MS são destaque em livro internacional sobre Educação em Ciências
Professora da Universidade Federal do Paraná(UFPR) há mais de 20 anos, a doutora Christiane Gioppo acaba de ter um capítulo sobre o trabalho desenvolvido com professores da etnia Terena em aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul publicado no livro Science Education: A Global Perspective, do ICASE (Conselho Internacional de Associações de Educação em Ciências), […]
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Professora da Universidade Federal do Paraná(UFPR) há mais de 20 anos, a doutora Christiane Gioppo acaba de ter um capítulo sobre o trabalho desenvolvido com professores da etnia Terena em aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul publicado no livro Science Education: A Global Perspective, do ICASE (Conselho Internacional de Associações de Educação em Ciências), entidade que reúne associações voltadas à Educação em Ciências do mundo inteiro e que tem sede em Londres.
Publicado na Nigéria, o livro é uma coletânea de artigos de pesquisadores de vários países, entre eles Nova Zelândia, Portugal e Inglaterra. O capítulo sobre os indígenas da etnia Terena é o único trabalho da América Latina divulgado na obra.
No artigo, Christiane, em parceria com Michelle Bocchi Gonçalves, mestre em Educação pela UFPR e que fez parte do programa de educação ambiental aplicado junto aos Terena como voluntária, explica o modelo de formação de professores usado pelo ITTI junto as aldeias indígenas da região do município de Aquidauana.
Sob coordenação da professora da UFPR/ITTI, um grupo de professores indígenas estão elaborando um livro na língua mãe dos Terena. A produção da obra faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço parte desse caminho” que é desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR.
O livro “Lições Ambientais dos Terenas” ensinará as crianças indígenas por meio de poemas, trava-línguas, lendas, mitos e histórias reais. “O material reúne textos produzidos pelos próprios professores das aldeias. É o educador indígena que fala, explica e desenvolve atividades sobre sua própria cultura e não uma pessoa de fora. Ele está produzindo próprio material didático para trabalhar na sua escola”, explica Christiane.
O objetivo é contribuir com a disseminação da língua mãe entra aproximadamente 2 mil crianças Terena matriculadas nas séries iniciais de 15 aldeias dos municípios de Anastácio, Miranda e Aquidauana.
A professora da UFPR/ITTI foi convidada para escrever o capítulo do livro Science Education: A Global Perspective pelo próprio presidente do ICASE, Ben Akpan. A publicação já está sendo comercializada em centenas de países.
Artigo
As pesquisadoras Christiane Gioppo e Michelle Bochhi Gonçalves também tiveram o trabalho reconhecido pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), que publicou um artigo sobre o trabalho desenvolvido com os Terena na Revista da SBEnBio, uma das publicações da Associação que é avaliada e reconhecida pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o que significa que a revista tem cunho de pesquisa reconhecido.
BR-262 – Faço Parte deste Caminho
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e I Infraestrutura (UFPR/ITTI). A parceria é realizada através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.
ITTI
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.
BR-262/MS
Esta publicação foi produzida no âmbito da Gestão Ambiental da BR-262/MS, BR262 – Faço parte deste caminho, como medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
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