Iminência de cheia no Rio Paraguai preocupa organização que pede a autoridades ações com relação a ribeirinhos
Com o intuito de atender ribeirinhos da região da Serra do Amolar, devido a subida do nível do Rio Paraguai, foi solicitado à Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e ao prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, ajuda com relação ao atendimento dos moradores da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o intuito de atender ribeirinhos da região da Serra do Amolar, devido a subida do nível do Rio Paraguai, foi solicitado à Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e ao prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, ajuda com relação ao atendimento dos moradores da comunidade. Ofício enviado pela organização Ecoa Ecologia e Ação, de Campo Grande (MS) tem como objetivo alertar as autoridades sobre a necessidade de atendimento emergencial para as famílias da região.
Além disso, o intuito é provocar os órgãos e autoridades para que estas realizem ação preventiva nas comunidades ribeirinhas. “Geralmente a assistência, quando vem, vem tardia, após o pico de cheia”, pontua o diretor da Ecoa, André Luiz Siqueira. Segundo André, nos casos em que não há assistência e a cheia atinge a comunidade, os ribeirinhos ficam no assoalho da casa, morando em condições precárias.
Ainda de acordo com a Ecoa, a atual situação dos ribeirinhos é semelhante a de 2011, quando ocorreu uma das piores cheias dos últimos 20 anos. O receio é de que, nos próximos dias, a cheia na região atinja os mesmos níveis daquele ano e prejudique os moradores. “Estamos na eminência, não é certeza, mas de acordo com dados da Marinha do Brasil, isso pode ocorrer”, ressalta o diretor.
A previsão de cheia se deve pelas altas chuvas ocorridas na parte norte da bacia do Alto Paraguai nos últimos meses, somada a dados disponíveis como números sobre a altura dos rios Paraguai e Cuiabá, construídos pelos gráficos da marinha. Além disso, a organização se comunica diariamente com as comunidades pantaneiras que relatam a situação.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.