Idosa leva três pontos na cabeça após cair de maca em UPA

Fábia Bento Nogueira, de 87 anos, levou três pontos na cabeça após cair da maca na noite desta quinta-feira (16) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Universitário, em Campo Grande. De acordo com a neta da idosa, a vendedora Cleidemar Bento de Oliveira, de 30 anos, Fábia mora em Sidrolândia, cidade a 70 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Fábia Bento Nogueira, de 87 anos, levou três pontos na cabeça após cair da maca na noite desta quinta-feira (16) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Universitário, em Campo Grande.

De acordo com a neta da idosa, a vendedora Cleidemar Bento de Oliveira, de 30 anos, Fábia mora em Sidrolândia, cidade a 70 quilômetros de Campo Grande, mas desde domingo está na Capital para iniciar um tratamento no Hospital Universitário. “Apareceu um caroço no pescoço dela que a gente não sabe o que é e ela veio para cá começar um tratamento no HU”, conta.

Cleidemar conta que por causa do incômodo causado pelo caroço a idosa não estava se alimentando direito e por isso resolveu levá-la à UPA para tomar soro. Fábia Bento foi encaminhada ao setor de emergência, mas a neta não foi autorizada pelo médico a ficar de acompanhante.

A vendedora resolveu passar a noite na recepção da unidade aguardando a liberação da idosa, mas segundo ela, de madrugada foi informada que a avó havia caído e cortado a testa e um dos dedos da mão. Apenas após o ocorrido Cleidemar foi autorizada a ficar no setor de emergência.

“Eu tentei ficar com ela três vezes, pedi para o médico e para duas enfermeiras e eles não deixaram. Cheguei a entrar lá, mas pediram que eu me retirasse, só depois que a minha avó caiu é que pude ficar do lado dela”, conta indignada.

Em resposta, a Secretaria de Saúde disse que a paciente recebeu atendimento na unidade do Bairro Universitário e que não existiram restrições com relação a permanência do acompanhante da idosa, tendo em vista que este item compõe o Estatuto do Idoso.

A assessoria da Sesau informou também que por volta das 5 horas foi solicitado que o acompanhante da idosa se retirasse momentaneamente da sala, devido à entrada de outro paciente em estado grave. Foi nesse espaço de tempo que Fábia caiu da cama, porém, logo em seguida foi atendida pelo médico de plantão que não constatou nenhum tipo de problema que pudesse acarretar em riscos à paciente.

Conteúdos relacionados