Homem adota garoto e ganha licença-maternidade
Funcionário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Feira de Santana (108 km de Salvador), o advogado Ricardo Sampaio, 30, ganhou na Justiça Federal o direito à “licença-maternidade” de 90 dias por ter adotado uma criança com menos de um ano. A ação começou a tramitar há um ano e meio, na época da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Funcionário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Feira de Santana (108 km de Salvador), o advogado Ricardo Sampaio, 30, ganhou na Justiça Federal o direito à “licença-maternidade” de 90 dias por ter adotado uma criança com menos de um ano. A ação começou a tramitar há um ano e meio, na época da adoção, mas o benefício somente foi concedido há duas semanas. Sampaio é pai de um menino adotado aos quatro meses.
De acordo com Sampaio, o seu pedido ao INSS foi baseado em uma lei federal e no princípio de igualdade da Constituição. A lei prevê que funcionários federais que adotarem crianças com menos de um ano tenham direito ao benefício.
Solteiro, o servidor afirmou que, logo após a adoção, encaminhou ao INSS o pedido para a licença. “Precisava me acostumar com a idéia de ser pai. Como o meu pedido foi negado, recorri à Justiça Federal.” O INSS recorreu da decisão e o processo agora tramita no Tribunal Regional Federal.
“Se a minha licença for cassada, vou recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça porque as leis vigentes no Brasil me garantem este direito”, disse o servidor, que escolheu as praias do sul da Bahia para passar o Ano Novo com o seu filho.
Sampaio disse que a mãe biológica do menino estimulou a adoção. “Na época, ela tinha 14 anos e me incentivou para adotá-lo. Desde a primeira vez que o vi, fiquei encantado e me apaixonei pelo garoto.”
A Promotoria da Vara da Infância e da Juventude de Feira de Santana acredita que a “licença-maternidade” do servidor federal será cassada nos tribunais superiores. De acordo com o promotor Dinalmari Messias, o direito é específico para as mães.
Enquanto aguarda a decisão, Sampaio já ingressou na Justiça de Feira de Santana com novo pedido de adoção de um menino de um ano. Ele diz que também vai fazer outro pedido de licença.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.