Grêmio lembra ídolos negros e faz campanha por ‘basta’ no racismo
O Grêmio está decidido a terminar com os focos de racismo na torcida. Após os xingamentos contra o goleiro Aranha, o clube retomou campanha solicitando o fim de tais atitudes dos torcedores. Neste sábado, um vídeo lembrando ídolos negros foi divulgado no canal oficial do clube no Youtube. ‘Chega: Nossa história é tricolor’ é o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Grêmio está decidido a terminar com os focos de racismo na torcida. Após os xingamentos contra o goleiro Aranha, o clube retomou campanha solicitando o fim de tais atitudes dos torcedores. Neste sábado, um vídeo lembrando ídolos negros foi divulgado no canal oficial do clube no Youtube.
‘Chega: Nossa história é tricolor’ é o título do material. No vídeo, que tem duração inferior a dois minutos, fotos de ídolos negros do clube com gols, narrações e momentos de títulos são lembrados.
“Nossa história centenária foi construída por pessoas. De todas as cores. Temos orgulho dessa história. Somos azuis. Somos pretos. Somos brancos. Chega. O Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense é contra qualquer discriminação”, são as frases expostas no vídeo.
Entre os ídolos: Denner, Zé Roberto, Paulo César Tinga, o autor do hino Tricolor, Lupicínio Rodriguez, o lateral Everaldo, homenageado com uma estrela na bandeira, entre outros. Ronaldinho Gaúcho, por outro lado, não aparece. Cria da base gremista, ele não é considerado ídolo pela maneiras que se desligou do clube e pela recusa ao retornar quando preferiu o Flamengo.
Ações contra o racismo continuam
Além do vídeo gremista, que será exposto nos telões da Arena antes do jogo contra o Bahia, domingo, pelo Brasileirão, os torcedores reforçam o objetivo de tirar o termo ‘macaco’ de seus cânticos. O primeiro passo foi dado pela torcida organizada Jovem, que informou através de seu perfil oficial no Twitter que trocará o termo por ‘colorado’ nas músicas entoadas em jogos.
A conscientização visa evitar momentos tristes como o ocorrido com o goleiro Aranha, do Santos, na última quinta-feira. O camisa 1 santista foi chamado de ‘macaco’ e ‘preto fedido’ por alguns torcedores no duelo entre as duas equipes pela Copa do Brasil.
O clube rapidamente identificou e puniu os responsáveis, porém não escapará de julgamento no STJD. Tanto que o Tribunal suspendeu o jogo de volta entre as duas equipes, que ocorreria na próxima quarta, até que todas as instâncias legais sejam vencidas no caso. O Grêmio pode perder de 5 a 10 mandos de campo, pagar multa ou até ser excluído da competição.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.