Governo inclui vacina contra a hepatite A no programa do SUS

O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (29) a inclusão da vacina contra o vírus da hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), com o que elevou para 14 o número de vacinas oferecidas gratuitamente nos postos. A nova vacina será oferecida em dose única a partir de agosto […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (29) a inclusão da vacina contra o vírus da hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), com o que elevou para 14 o número de vacinas oferecidas gratuitamente nos postos.

A nova vacina será oferecida em dose única a partir de agosto a menores de entre1 ano e 1 ano e 11 meses de vida, uma população três milhões de crianças, informou o Ministério em comunicado.

O objetivo é imunizar contra este vírus 95% da população nesta idade no primeiro ano de campanha e controlar gradualmente a incidência da doença no país, segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O Ministério informou ter investido R$$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses da vacina, das quais algumas já foram distribuídas entre os postos de saúde em todo o país.

O governo assinou um acordo com o laboratório Merck Sharp & Dohme que prevê a transferência de tecnologia para que a vacina possa ser totalmente produzida no Brasil a partir de 2018.

“A escolha da faixa de idade que será vacinada foi feita a partir de estudos técnicos que determinaram em que momento os menores têm capacidade de resposta imunológica à vacina. A partir de certa idade é muito provável que uma criança já tenha tido contato com o vírus, motivo pelo qual não se recomenda a vacinação”, declarou o ministro.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano são registrados no mundo cerca de 1,4 milhão de novos casos de hepatite A, uma doença infecciosa aguda que afeta o fígado.

No Brasil, país considerado de risco para a hepatite A, foram registrados 151.436 casos da doença entre 1999 e 2013, dos quais 761 foram mortais. A incidência da doença no ano passado no país foi de 3,2 casos por  100 mil habitantes.

A campanha oficial de vacinação do Brasil oferece 14 vacinas gratuitamente, incluindo todas as recomendadas pela OMS.

Conteúdos relacionados