Fórmula 1 perde 50 milhões de espectadores em 2013

A temporada de 2013 de Fórmula 1 sofreu queda de audiência na televisão. No último ano, 450 milhões de pessoas assistiram às corridas do Mundial, uma diminuição de aproximadamente 50 milhões de espectadores em relação ao campeonato de 2012. Segundo Bernie Ecclestone, chefe comercial da Formula One Management, empresa que gerencia a F-1, a redução […]

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A temporada de 2013 de Fórmula 1 sofreu queda de audiência na televisão. No último ano, 450 milhões de pessoas assistiram às corridas do Mundial, uma diminuição de aproximadamente 50 milhões de espectadores em relação ao campeonato de 2012.

Segundo Bernie Ecclestone, chefe comercial da Formula One Management, empresa que gerencia a F-1, a redução pode ser explicada pelo domínio de Sebastian Vettel, que conquistou o tetracampeonato consecutivo com quatro rodadas de antecedência, e pela troca das emissoras transmissoras na China e na França.

“A natureza menos competitiva das últimas rodadas, com o campeonato sendo decidido antes das corridas dos Estados Unidos e do Brasil, eventos que costumam gerar grandes audiências, teve um impacto previsível nos números”, disse Ecclestone. “O efeito foi ainda maior se você considerar que o calendário teve uma corrida a menos em 2013”, completou.

A esperança da organização da Fórmula 1 é que as mudanças do regulamento técnico da categoria adicionem emoção à disputa do campeonato e revertam o quadro de queda de audiência.

“Uma coisa que tenho certeza é que a nova temporada oferecerá não só um grande grau de imprevisibilidade, como uma renovada animação e grande competição”, afirmou Ecclestone.

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