FMI: recuperação da economia mundial pode ser “menor que o esperado”

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que a recuperação da economia mundial pode ser menor que o esperado. Em abril, a entidade divulgou um relatório no qual previa crescimento da economia mundial de 3,6% para 2014 e de 3,9% em 2015. No entanto, o FMI atualizou as suas perspectivas, que agora indicam que esses números […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que a recuperação da economia mundial pode ser menor que o esperado. Em abril, a entidade divulgou um relatório no qual previa crescimento da economia mundial de 3,6% para 2014 e de 3,9% em 2015. No entanto, o FMI atualizou as suas perspectivas, que agora indicam que esses números podem ser “um pouco diferentes”.

“Constatamos que a atividade mundial está se recuperando, mas o impulso pode ser menor que o esperado porque o crescimento potencial é mais baixo e o investimento continua sendo fraco”, disse neste domingo a diretora-gerente FMI, Christine Lagarde, durante uma conferência em Aix-en-Provence, no sul da França.

A diretora-gerente fez um apelo para que aumente o investimento público para impulsionar a recuperação econômica global. “Apesar das muitas respostas à crise, a recuperação é modesta, e as medidas para aumentar a demanda, apesar da boa vontade dos bancos centrais, alcançaram seu limite”, disse.

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu no mês passado as taxas de juros, tornando inclusive uma delas negativa pela primeira vez, para impulsionar a estancada recuperação econômica europeia. Outros bancos centrais do mundo tomaram medidas similares para ajudar seus países na recuperação da crise financeira que começou no fim de 2008.

Conteúdos relacionados