Felipe VI jura fidelidade à Constituição como novo rei da Espanha
Felipe VI de Borbón jurou nesta quinta-feira (19) fidelidade à Constituição em sua proclamação como novo rei da Espanha, diante de senadores e deputados reunidos no Congresso em Madri. “Juro desempenhar fielmente minhas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das Comunidades Autônomas”, afirmou Felipe […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Felipe VI de Borbón jurou nesta quinta-feira (19) fidelidade à Constituição em sua proclamação como novo rei da Espanha, diante de senadores e deputados reunidos no Congresso em Madri.
“Juro desempenhar fielmente minhas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das Comunidades Autônomas”, afirmou Felipe VI diante dos deputados e senadores no Congresso.
Em suas primeiras palavras, Felipe prestou homenagem ao pai por seu papel na “reconciliação” da Espanha após a morte do ditador Francisco Franco (1939-75) e por “reconhecer a Espanha em sua pluralidade”.
O novo rei, de 46 anos, expressou sua fé na unidade da Espanha, em um país que enfrenta o desafio do desejo de independência da Catalunha, que também volta a ganhar força no País Basco.
“Temos fé na unidade da Espanha, da qual a Coroa é símbolo”, afirmou durante a proclamação no Congresso, diante dos presidentes regionais, entre eles o catalão Artur Mas e o basco Iñigo Urkullu.
A Constituição de 1978 “reconheceu nossa diversidade como uma característica que define nossa própria identidade, ao proclamar a vontade de proteger todos os povos da Espanha, suas culturas e tradições, línguas e instituições. Uma diversidade que nasce de nossa história, nos engrandece e deve nos fortalecer”, disse.
Depois de pedir que “nunca se rompam as pontes do entendimento”, defendeu a diversidade do país e terminou o discurso com agradecimentos em espanhol, galego, catalão e euskera, o idioma do País Basco, onde o desejo de independência também ganha força.
“Desejamos uma Espanha na qual todos os cidadãos recuperem e mantenham a confiança em suas instituições e uma sociedade baseada no civismo e na tolerância, na honestidade e no rigor, sempre com uma mentalidade aberta e construtiva e com um espírito solidário”, declarou.
Felipe VI terá ainda a tarefa árdua de devolver o brilho a uma monarquia desgastada pelos escândalos, que abalaram a família real e provocaram a queda da popularidade de seu pai Juan Carlos I, e a crise econômica.
Assim, o novo rei prometeu uma monarquia “íntegra e transparente”, em seu primeiro discurso.
A cerimônia, para a qual não foram convidados chefes de Estado ou representantes de outras famílias reais, não contou com a presença de uma das irmãs do novo rei, a infanta Cristina, nem do marido desta, Iñaki Urdangarin, ambos indiciados em um caso de suposta corrupção.
Felipe VI também aproveitou o discurso de proclamação para destacar com “generosidade o imenso valor” dos vínculos que unem a Espanha com a América Latina.
Ele destacou a proximidade cultural, econômica e linguística entre Madri e suas ex-colônias, “um ativo de imenso valor que devemos potencializar com determinação e generosidade”.
Recebido com honras militares, o novo rei, que em sua chegada passou a tropa em revista, presidiu depois do juramento um desfile militar diante do Congresso antes de percorrer com Letizia, desta vez em um automóvel conversível e acompanhados por guardas em cavalos brancos, o centro de Madri, enfeitado com flores brancas e bandeiras espanholas.
Helicópteros sobrevoavam a cidade desde o início da manhã e quase 7.000 policiais garantiram a a segurança. Pequenas manifestações a favor da república foram convocadas, mas as autoridades proibiram os atos.
Um telão no centro da capital exibiu a cerimônia ao vivo. As autoridades acreditam que 10.000 pessoas devem comparecer ao Palácio Real para observar Felipe VI e Letizia na varanda, ao lado de Juan Carlos e Sofía.
Uma recepção para 2.000 convidados e embaixadores estrangeiros encerrará o dia.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.