Facebook utilizará dados dos usuários para direcionar publicidade

A publicidade ainda mais direcionada está chegando ao Facebook. A empresa anunciou nesta quinta-feira (12) que começará a rastrear a navegação de seus usuários no site da rede social e no aplicativo para dispositivos móveis com o objetivo de entregar publicidade direcionada. Segundo a empresa, dados como páginas acessadas, aplicativos instalados, localização e hábitos de […]

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A publicidade ainda mais direcionada está chegando ao Facebook. A empresa anunciou nesta quinta-feira (12) que começará a rastrear a navegação de seus usuários no site da rede social e no aplicativo para dispositivos móveis com o objetivo de entregar publicidade direcionada.

Segundo a empresa, dados como páginas acessadas, aplicativos instalados, localização e hábitos de consumo poderão ser capturados e compartilhados com as agências de propaganda. Assim, anúncios melhores e mais certeiros poderão ser exibidos nos sistemas da empresa, aumentando a quantidade de cliques, o faturamento da companhia e tornando os anúncios mais úteis e menos intrusivos.

Páginas curtidas, comentários em determinados tipos de postagens e até mesmo a velocidade de rolagem da linha do tempo nos dispositivos móveis também serão levados em conta para mensurar o interesse por certos assuntos. Tudo isso será usado para mostrar o que parece ser mais relevante aos usuários.

A mudança começa a valer para os usuários norte-americanos do Facebook nas próximas semanas, chegando ao restante do mundo na sequência. Segundo a empresa, ela é ativada por padrão, mas qualquer pessoa pode optar por deixar de ser rastreada por meio do site da Digital Advertising Alliance, que presta esse tipo de serviço não apenas à rede social, mas também para outras companhias.

Grupos de defesa à privacidade já demonstraram seu repúdio às novas normas e é justamente por isso que, desde o início, a empresa deixou bem claro que é possível escolher ficar de fora destes métodos. Além disso, o Facebook deixa claro desde já que nenhum tipo de informação que realmente identifique o usuário, como nome, endereço ou dados de contato, será compartilhado com a rede social.

Além disso, opções simples, semelhantes às de edição ou denúncia de posts, também estarão disponíveis nos anúncios. Elas não reduzirão a quantidade de propagandas exibidas, claro, mas permitirão que os usuários escondam permanentemente um determinado anunciante, descubra porque aquele conteúdo está sendo exibido para ele e modifique algumas opções de exibição.

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