Pular para o conteúdo
Geral

Facebook faz piada com estudo que prevê esvaziamento da rede

O Facebook “brincou” nesta quinta-feira (23) com um recente estudo da Universidade Princeton que prevê um futuro negro para a rede social nos próximos quatro anos e respondeu com um relatório improvisado que concluiu que o prestigiado centro universitário ficará sem estudantes em 2021. Uma tese elaborada por dois estudantes de doutorado de Princeton afirmando […]
Arquivo -

O Facebook “brincou” nesta quinta-feira (23) com um recente estudo da Universidade Princeton que prevê um futuro negro para a rede social nos próximos quatro anos e respondeu com um relatório improvisado que concluiu que o prestigiado centro universitário ficará sem estudantes em 2021.

Uma tese elaborada por dois estudantes de doutorado de Princeton afirmando que a rede social perderá 80% de seus usuários até 2017 foi divulgada também na quinta chamou a atenção na internet e surpreendeu o Facebook, que qualificou o trabalho como “sem sentido”.

No dia seguinte, os especialistas em análise de dados do Facebook, “intrigados com o prognóstico” de sua empresa feito pelos doutorandos, elaboraram um relatório sobre a universidade utilizando “a mesma metodologia” dos pesquisadores em seu “modelo epidemiológico modificado para descrever as dinâmicas da atividade do usuário de redes sociais online”.

O texto de Princeton estabelece uma analogia entre a curva de adoção, ascensão e queda das redes sociais com as doenças infecciosas, e baseia seus prognósticos em tendências extraídas de “dados públicos de buscas realizadas no Google”.

“Extrapolando o modelo que melhor se encaixa com o futuro, sugere-se que o Facebook atravessará um rápido declínio nos próximos anos e perderá um 80% de seu pico de usuários entre 2015 e 2017”.

Em sua resposta à universidade, a rede social afirmou que Princeton tem menos cliques no botão “curtir” do Facebook do que Harvard e Yale. Também afirmou que diminuiu a quantidade de suas publicações desde o ano 2000 e constatou que o número de buscas no Google Scholar –que reúne artigos acadêmicos– sobre Princeton também caiu.

Usando “o mesmo princípio” do relatório de Princeton, o Facebook estabeleceu uma correlação entre as inscrições de estudantes em uma instituição e a quantidade de buscas sobre ela no Google.

“Esta tendência sugere que Princeton terá só a metade de suas matrículas atuais em 2018 e, em 2021, não terá alunos”, diz o relatório do Facebook.

Mas a piada ainda foi além.

“Enquanto estamos preocupados com a Universidade de Princeton, nós estamos ainda mais preocupados com o destino do planeta. As pesquisas no Google do termo ‘ar’ também caíram de forma contínua e nossas projeções mostram que para o ano de 2060 não haverá mais ar”, afirmou o “estudo” do Facebook.

Seus autores quiseram “lembrar, de forma divertida, que nem todas as pesquisas são iguais e que alguns métodos de análise levam a conclusões muito equivocadas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CPI do Consórcio Guaicurus ouve antigo e atual chefe da Agetran nesta semana

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Homem é preso após agredir esposa e bater cabeça de bebê contra a parede em MS

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

upa

Precisa de médico? Confira a escala de plantão nas Upas e CRSs de Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Na segunda aparição pública, Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza neste domingo

Pontífice também lembrou do Dia das Mães, celebrado em muitos países hoje

Cotidiano

Campanha de vacinação acontece no Parque Ayrton Senna neste domingo em Campo Grande

Vale lembrar ainda que a vacina disponibilizada pelo SUS protege contra três cepas de vírus da gripe. Isso inclui a Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B

MidiaMAIS

Escultura de Conceição dos Bugres é arrematada em leilão por R$ 440 mil

Em mesmo leilão, quadro de Jair Bolsonaro não recebeu nenhum lance

Política

Vereadores aprovam ajuda para compra de remédios e fraldas para PCDs e outros 12 projetos

Vereadores de Campo Grande aprovaram 13 projetos nas sessões ordinárias de terça (6) e quinta (8)