Pular para o conteúdo
Política

CPI do Consórcio Guaicurus ouve antigo e atual chefe da Agetran nesta semana

Oitivas desta semana serão com o diretor-presidente do órgão, Paulo da Silva, e com o antecessor da função, Janine de Lima Bruno
Thalya Godoy -
Atual diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva, e antigo gestor, Janine Bruno. (Divulgação Prefeitura; Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

As próximas oitivas da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus serão com técnicos e com o antigo e atual diretores-presidentes da (Agência Municipal de Trânsito). A expectativa para a primeira oitiva da semana é que possam ser esclarecidos pontos sobre a fiscalização técnica e operacional do , especialmente sobre a pontualidade das linhas.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Atraso e “ônibus fantasma” – que aparecem na programação, mas desaparecem deixando passageiros esperando em vão – estão entre as principais reclamações da população sobre o transporte público coletivo. 

O primeiro a ser ouvido nesta semana, na segunda-feira (12), às 13h, será o Fiscal de Transporte e Trânsito e servidor efetivo/aposentado da Agetran, Luiz Carlos Alencar Filho. A segunda oitiva, às 15h, será com o auditor chefe da Auditoria/Dipre/Agetran, Henrique de Matos Moraes. 

O auditor foi um dos três responsáveis por assinar o Remid (Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho), com o mês de referência de agosto a outubro de 2024, que apontou o conforto dos ônibus como excelente. 

ônibus atraso passageiros
Ônibus quebrado na Afonso Pena (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Os outros dois auditores que assinaram o documento foram ouvidos na CPI, na última quarta-feira (7). Em uma das oitivas, foi revelado que o Consórcio Guaicurus o paga sistema que deu nota ‘excelente’ para os ônibus de Campo Grande.

Na quarta-feira (14), será a vez dos chefes da Agetran. A primeira testemunha será o atual diretor-presidente, Paulo da Silva, às 13h. Em seguida, às 15h, será ouvido o antigo chefe, Janine de Lima Bruno, que ficou à frente do órgão por 7 anos e 4 meses, até ser exonerado em abril de 2024.

A sétima e oitava oitiva ainda devem ouvir, na semana seguinte, os ex-diretores presidentes da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Odilon de Oliveira Júnior e Vinícius Leite Campos.

Oitiva de auditores

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) disse que o relatório que considerou como ‘excelente’ o serviço prestado pelo Consórcio Guaicurus poderia ser considerado “material falso”. Na quarta-feira (7), auditores da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) que assinaram o documento confirmaram incoerência na avaliação.

O segundo ouvido na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio desta oitiva, o auditor Chefe de Execução do Time Auditoria da Agetran, Luiz Cláudio Pissurno Chaves, confirmou que não há produção mensal do relatório.

Luiza destacou que o Remid (Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho) deveria ser mensal. Contudo, o auditor reforçou que “ele não foi produzido, mas não deixou de ser monitorado”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confira as festas juninas neste fim de feriadão em Campo Grande

Homem preso após agredir ex-namorada em via pública passará por audiência de custódia

Ex-namorado confessa feminicídio de Doralice em Maracaju

Após um ano, ONG que mantinha 350 animais em situação insalubre volta a ser alvo de denúncias

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Jon Jones se aposenta do UFC aos 37 anos com 12 defesas de cinturão e muitas polêmicas

Últimas Notícias

Cotidiano

Luzes caindo do céu: Meteoros serão cada vez mais comuns em MS

Incidência de meteoros, na verdade, corresponde à entrada de lixo espacial na atmosfera

Famosos

Alice Wegmann diz que personagem a ajudou a superar abuso sexual: ‘Mudou minha vida’

Atriz relembra experiência ao interpretar Carolina, na série Justiça 2

Cotidiano

Menina que teve perna amputada após acidente vai passar por nova cirurgia

Foram detectadas áreas de necrose no coto da amputação realizada na menina

Mundo

Sobre ataques dos EUA, assessor de Khamenei diz que ‘jogo não acabou’

Estados Unidos atacaram usinas nucleares no Irã