EUA diz que cortará ajuda ao Afeganistão caso violência aumente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu os candidatos às eleições disputadas no Afeganistão que a violência e o recurso a ‘métodos não constitucionais’ resultarão no corte da ajuda norte-americana – informou nesta terça-feira (8) a Casa Branca. Em telefonemas a Ashraf Ghani e Abdullah Abdullah, Obama ‘ressaltou que os Estados Unidos esperam uma […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu os candidatos às eleições disputadas no Afeganistão que a violência e o recurso a ‘métodos não constitucionais’ resultarão no corte da ajuda norte-americana – informou nesta terça-feira (8) a Casa Branca.

Em telefonemas a Ashraf Ghani e Abdullah Abdullah, Obama ‘ressaltou que os Estados Unidos esperam uma revisão exaustiva de todas as denúncias razoáveis de fraude para garantir um processo eleitoral crível’, disse a presidência em comunicado.

Obama ‘reiterou que todas as partes envolvidas devem evitar medidas que ponham em risco a unidade nacional afegã’.

‘Também sublinhou que não existe justificativas para recorrer a meios violentos ou extra-constitucionais, que resultariam no fim do apoio norte-americano ao Afeganistão’, afirmou, ainda, o comunicado.

Abdullah Abdullah ficou atrás de Ashraf Ghani segundo os resultados provisórios do segundo turno, mas se declarou vencedor e denunciou fraudes no pleito.

Conteúdos relacionados