Estado Islâmico toma cidade síria na fronteira com o Iraque

O grupo radical Estado Islâmico tomou nesta terça-feira o controle total da cidade de Al Bukamal, na Síria e próxima da fronteira com o Iraque, após enfrentamentos contra facções islamitas rivais, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). O OSDH, que citou fontes do local, ressaltou que desde o amanhecer não há combates em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O grupo radical Estado Islâmico tomou nesta terça-feira o controle total da cidade de Al Bukamal, na Síria e próxima da fronteira com o Iraque, após enfrentamentos contra facções islamitas rivais, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

O OSDH, que citou fontes do local, ressaltou que desde o amanhecer não há combates em Al Bukamal, na província de Deir ez Zor, depois que o Estado Islâmico conquistou amplas partes da mesma em seu afã para controlá-la totalmente.

Essa organização extremista também tomou a cidade de Kasar, na mesma província e ao norte da cidade de Shahil, reduto da Frente al Nusra, grupo sírio ligado à Al Qaeda e rival do Estado Islâmico.

Durante os últimos dias, o Estado Islâmico recebeu reforços em Al Bukamal vindos do Iraque, onde domina a cidade fronteiriça de Al Qaim, a apenas três quilômetros de distância.

Na última sexta-feira, a Frente al Nusra e seus aliados lançaram uma ofensiva para recuperar o controle de Al Bukamal.

Essa cidade estava nas mãos do grupo “Jund al Haq” (soldados do direito), que anteriormente era leal à Frente al Nusra, mas que jurou fidelidade ao Estado Islâmico na semana passada.

A organização liderada por Abu Bakr al-Baghdadi declarou no domingo um califado muçulmano que engloba desde a província síria de Aleppo até a iraquiana de Diyala, após os últimos avanços que fez no território do Iraque, onde tomou a cidade de Mossul, a segunda maior do país, no último dia 10.

Também anunciou nessa declaração que suprimia a denominação “do Iraque e do Levante” de seu nome.

Na Síria, seu principal reduto é a província de Al Raqqah, mas o grupo também está presente em outras como Aleppo e Deir ez Zor.

Conteúdos relacionados