Empresas de gestão de reputação exploram “direito de ser esquecido” do Google

Dias depois que o mais alto tribunal da Europa decidiu que qualquer um poderia pedir que mecanismos de busca removessem links sobre si mesmo, Andy Donaldson começou a receber telefonemas. A empresa britânica de Donaldson, a Hit Search, havia criado um serviço para empresas e indivíduos monitorarem como e onde estavam sendo mencionados na internet. […]

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Dias depois que o mais alto tribunal da Europa decidiu que qualquer um poderia pedir que mecanismos de busca removessem links sobre si mesmo, Andy Donaldson começou a receber telefonemas.

A empresa britânica de Donaldson, a Hit Search, havia criado um serviço para empresas e indivíduos monitorarem como e onde estavam sendo mencionados na internet. Agora, todos querem saber como podem tirar vantagem da inesperada decisão judicial. E a Hit Search – assim como um número cada vez maior de empresas europeias – subitamente viu a possibilidade de lucrar com o “direito de ser esquecido” da Europa.

“Essa é uma oportunidade de negócio totalmente nova para nós”, afirmou Donaldson. “As pessoas querem proteger a forma como aparecem nos resultados de busca”.

Ele disse que os preços começam em 50 libras, ou US$85, por mês para monitorar com que frequência alguém é mencionado online e solicitar a retirada desses links.

Em maio, o Tribunal Europeu de Justiça decidiu que qualquer pessoa – vivendo na Europa e potencialmente aqueles vivendo fora da região – pode pedir que mecanismos de busca removam links a informações online, caso acreditem que os links violam seu direito à privacidade.

Mais de 70 mil pedidos já foram feitos por um formulário online criado pelo Google, que comanda o principal mecanismo de busca da Europa. Mas a empresa revelou poucos detalhes sobre como decide quais links devem ser removidos, e apenas no final de junho começou a divulgar se os pedidos haviam sido concluídos.

A confusão em torno de como a decisão deveria ser aplicada criou uma oportunidade de negócios – praticamente a partir do nada.

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