ELEIÇÕES 2014: cuidado ao postar porque pedir voto nas redes hoje pode ser crime
Neste domingo (5) de eleição, um post elogiando o candidato A, uma tuitada declarando apoio ao candidato B, e até mensagens no WhatsApp pedindo ajuda aos amigos para um candidato de quem você gosta, podem ser consideradas novas formas do mesmo crime eleitoral: boca de urna. É bom tomar cuidado, porque as proibições para coibir a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste domingo (5) de eleição, um post elogiando o candidato A, uma tuitada declarando apoio ao candidato B, e até mensagens no WhatsApp pedindo ajuda aos amigos para um candidato de quem você gosta, podem ser consideradas novas formas do mesmo crime eleitoral: boca de urna.
É bom tomar cuidado, porque as proibições para coibir a boca de urna podem, caso haja reclamação, serem estendidas às redes sociais. Não é permitido no dia da votação fazer postagem em redes sociais, como Facebook, Twitter ou mesmo WhatsApp, pedindo votos para qualquer candidato.
“Trata-se, ao fim e ao cabo, de boca de urna, o que é considerado crime eleitoral. A lei vale tanto para o mundo físico quanto virtual”, diz o advogado especialista em direito eleitoral Anderson Pomini, ouvido pela agência internacional BBC.
Por outro lado, o eleitor pode dizer em quem votou nas redes sociais. Ainda assim, tem de tomar cuidado, pois se enviar SMS ou Whatsapp sobre sua escolha também pode estar descumprindo a lei.
“O usuário pode postar no Facebook ou no Twitter em quem votou, pois se trata de uma mensagem passiva, ou seja, depende do interlocutor querer lê-la ou não. Essa mesma leitura espontânea não existe quando o eleitor envia uma mensagem ou um Whatsapp para alguém sobre o mesmo assunto, configurando boca de urna, o que é crime eleitoral”, explica Pomini.
Segundo o advogado, todos os brasileiros, eleitores ou não, que tiverem conhecimento de infração penal prevista na legislação eleitoral podem fazer denúncias ao juiz da Zona eleitoral onde o crime foi constatado.
Em Mato Grosso do Sul, as denúncias podem ser feitas no endereço http://www.tre-ms.jus.br/eleitor/denuncias-eleitorais. “Vale lembrar que denúncias falsas, de qualquer natureza, são também punidas pela lei”, ressalva Pomini.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.