Dois membros do BC britânico defenderam alta dos juros, mostra ata
Duas autoridades do banco central da Inglaterra votaram novamente pela elevação das taxas de juros neste mês, chegando a uma decisão dividida pelo segundo mês seguido, mas o restante de seus colegas continuou firmemente contra o aperto monetário. A ata da reunião de 3 e 4 de setembro do Comitê de Política Monetária do banco […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Duas autoridades do banco central da Inglaterra votaram novamente pela elevação das taxas de juros neste mês, chegando a uma decisão dividida pelo segundo mês seguido, mas o restante de seus colegas continuou firmemente contra o aperto monetário.
A ata da reunião de 3 e 4 de setembro do Comitê de Política Monetária do banco central britânico, divulgada nesta quarta-feira, mostrou que os integrantes Martin Weale e Ian McCafferty votaram pelo aumento da taxa de juros a 0,75 por cento, ante a mínima recorde de 0,5 por cento.
Mas os outros sete membros do comitê não viram necessidade de pressa para implementar a primeira alta de juros desde 2007, citando crescentes sinais de fraqueza na zona do euro e na atividade imobiliária, indústria e exportações domésticas.
O comitê disse estar preocupado com possibilidade de a fraqueza temporária na zona do euro tornar-se prolongada, revivendo as preocupações com a solvência de alguns governos da zona do euro.
“Isso pode afetar a confiança e os mercados financeiros e, como resultado, os riscos ao crescimento do Reino Unido no médio prazo provavelmente aumentaram”, disse o comitê.
O comitê fez poucas menções ao referendo sobre a independência da Escócia em 18 de setembro, destacando apenas que isso provocou alguma volatilidade nos mercados cambiais internacionais.
Em vez disso, foi mais contundente em relação à “notável” falta de volatilidade nos mercados –particularmente no petróleo– diante de um cenário de elevada tensão na Ucrânia e no Oriente Médio.
A equipe do banco central havia revisado para cima sua projeção para o crescimento no terceiro trimestre para 0,9 por cento, mas o comitê disse que vê alguns sinais de desaceleração no quarto trimestre, embora tenha notado que já errou sobre isso antes.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.