Dietas: site lista 32 melhores e piores regimes em 2014; veja os dez melhores

O jornal US News avaliou e ranqueou 32 tipos de dietas, com a colaboração de especialistas da área da saúde. Para ser bem avaliada, uma dieta deveria ser relativamente fácil de seguir, nutritiva, segura e efetiva na perda de peso e na luta contra as diabetes e as doenças do coração. O site do jornal […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O jornal US News avaliou e ranqueou 32 tipos de dietas, com a colaboração de especialistas da área da saúde. Para ser bem avaliada, uma dieta deveria ser relativamente fácil de seguir, nutritiva, segura e efetiva na perda de peso e na luta contra as diabetes e as doenças do coração. O site do jornal Huffington Post listou as dietas explicando como funciona cada uma delas.

A dieta Dash (Dietary Approaches to Stop Hypertension, em tradução livre, Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão) alcançou o topo da lista, que você vê a seguir e conhece as dez melhores.

1. Dieta Dash

Esta dieta foi desenvolvida não só como plano de emagrecimento, mas também para combater a pressão alta. Os especialistas a aprovaram por sua plenitude nutricional, segurança, habilidade para prevenir ou controlar as diabetes e pelo suporte à saúde do coração. Embora seja um pouco obscura, ela deixou para trás uma série de dietas conhecidas.

2. Dieta TLC

A Therapeutic Lifestyle Changes (em tradução livre, Mudanças Terapêuticas de Estilo de Vida), é um plano de dieta muito sólido, criado pelo National Institutes of Health. Ela não tem grandes deficiências, e é particularmente boa na promoção da saúde cardiovascular. Um especialista a descreveu como uma dieta “muito saudável, completa e segura”. Mas ela requer disciplina e ‘mão na massa’, ao contrário das dietas mais comerciais.

3. Mayo Clinic Diet

A dieta da Mayo Clinic ensina como fazer da alimentação saudável um hábito para o resto da vida. O plano conquistou altos índices com os especialistas por sua segurança e riqueza nutricional, além de servir como uma aliada contra as diabetes. Os profissionais da saúde a consideram moderadamente efetiva no quesito perda de peso.

3. Dieta Mediterrânea

Com ênfase em frutas, vegetais, azeite de oliva, peixe e outros itens saudáveis, a dieta Mediterrânea é extremamente sensata. A avaliação dos especialistas foi extremamente positiva, dando a esta dieta uma vantagem sobre muitos concorrentes.

3. Weight Watchers Diet

Inteligente e efetiva, a dieta se sobressaiu sobre outras mais comerciais em diversas áreas, incluindo a perda de peso em curto e longo prazo, e o quão fácil é segui-la. Ela também é muito nutritiva e segura, de acordo com os experts. Focada em frutas e vegetais, permite indulgências ocasionais.

6. Flexitarian Diet

Contempla frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas de origem vegetal. Bastante nutritiva, esta dieta também é fácil de ser seguida e promove a perda de peso a longo prazo. Um palestrante a descreveu como “um bom método que pode funcionar para toda a família”.

6. Dieta volumétrica

A dieta volumétrica superou os demais planos em diversas categorias. Os principais pontos positivos é o seu valor nutritivo e a sua segurança, e os especialistas também notaram efeitos positivos na saúde do coração e nas diabetes. “Este é um plano alimentar que todo mundo pode tirar benefícios”, disse um especialista.

8. Jenny Craig

Jenny Craig foi louvada pelos especialistas por ser fácil de seguir, nutricionalmente completa e segura, além de oferecer aos seus praticantes um suporte emocional. No entanto, os especialistas não notaram grandes benefícios aos diabéticos ou cardíacos. O custo da dieta também se mostrou um obstáculo para alguns.

9. Dieta Biggest Loser

Esta dieta recebeu boas avaliaçãoes pela perda de peso a curto prazo, segurança e solidez como um regime para diabéticos. Também se mostrou moderadamente efetiva para a saúde do coração. Mas muitos palestrantes sentiram que ela não tem nada de especial e pode ter nascido mais para capitalizar o nome que leva o popular programa de TV que deu origem a ela.

10. Dieta de Ornish

Esta dieta conseguiu opiniões diversas dos especialistas. Por um lado, ela se mostrou muito nutritiva, segura e ótima para a saúde do coração. Por outro, não é fácil para os praticantes aderirem às severas restrições propostas.

Conteúdos relacionados