De biquíni, inglesa mostra bolsa de colostomia e faz sucesso

A inglesa Bethany Townsend, de 23 anos, tem doença de Crohn, uma inflamação crônica que pode afetar todo o sistema digestivo. Em 2010, teve que colocar bolsas de colostomia, uma abertura no abdômen que exterioriza parte do intestino. Ela decidiu publicar uma foto sua de biquíni na página no Facebook do grupo Crohn’s and Colitis […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A inglesa Bethany Townsend, de 23 anos, tem doença de Crohn, uma inflamação crônica que pode afetar todo o sistema digestivo. Em 2010, teve que colocar bolsas de colostomia, uma abertura no abdômen que exterioriza parte do intestino. Ela decidiu publicar uma foto sua de biquíni na página no Facebook do grupo Crohn’s and Colitis UK, que virou sensação. Agora, mais confiante, pretende voltar a fazer trabalhos como modelo. Os dados são do jornal Daily Mail.

“Não esperava esse tipo de reação. A foto foi vista por milhões de pessoas e teve 190 mil curtidas e mais de 10 mil comentários no Facebook”, disse Bethany. “Estou tão feliz que trouxe mais consciência sobre a doença de Crohn e isso me fez sentir muito mais confiante sobre as bolsas de colostomia. Se puder inspirar ou ajudar outras pessoas a se sentirem um pouco mais confortáveis em sua própria pele, então estou realmente feliz”.

Bethany tem a doença desde os 3 anos e quase morreu por conta dela em 2010. “Quando coloquei as bolsas, fiquei arrasada. A reação a essa foto tem realmente me ajudado a aceitá-la.” Os médicos esperavam que a colostomia colocaria fim ao problema, mas apenas quatro semanas depois ele estava de volta.

Passou ainda por um transplante de células-tronco, mas infelizmente pegou uma infecção. “Desde então, minha doença está extremamente ativa, perdi mais peso e agora estou esperando o Serviço Nacional de Saúde financiar uma droga que não tem no Reino Unido. Se isso não funcionar, um transplante de intestino está em negociação”.

Bethany só se sentiu pronta para deixar à mostra as bolsas de colostomia em uma viagem ao México com o marido, em dezembro de 2013. “Quando conheci o Ian, mostrei as minhas bolsas imediatamente, mas ele não piscou. Na verdade, senti como se estivesse exagerando”. Com o incentivo do marido, vestiu biquíni. “No começo, estava nervosa e preocupada que as pessoas olhavam, mas foi bom. Percebi que as bolsas de colostomia não me controlam ou definem quem sou”.

Em junho deste ano, decidiu compartilhar uma foto das férias para aumentar a conscientização sobre a doença de Crohn. Ela entrou em contato com o grupo do Facebook Crohn’s and Colitis UK e enviou a imagem e um texto sobre sua história. O sucesso fez com que considerasse voltar a ser modelo. “Eu me sinto confiante o suficiente agora. Fiz um pouco de trabalho aqui e ali antes das bolsas de colostomia”.

Conteúdos relacionados