Crise do ‘Superstar’ ressalta o conflito entre TV e internautas
Após uma boa estreia no início de abril, com 12 pontos no Ibope, o ‘Superstar’ vem perdendo audiência. Nos últimos três domingos, o reality musical da Globo registrou 10 pontos. Chegou a perder para o cinquentão ‘Programa Silvio Santos’. Já não existe certeza sobre a produção de uma segunda temporada. Em Portugal acontece a mesma […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após uma boa estreia no início de abril, com 12 pontos no Ibope, o ‘Superstar’ vem perdendo audiência. Nos últimos três domingos, o reality musical da Globo registrou 10 pontos. Chegou a perder para o cinquentão ‘Programa Silvio Santos’. Já não existe certeza sobre a produção de uma segunda temporada.
Em Portugal acontece a mesma situação. A versão local, o ‘Rising Star: A Próxima Estrela’, exibido no canal TVI, tem perdido público a cada semana. Lá, o programa concorre diretamente com o ‘The Voice Portugal’, da RTP1.
O formato do ‘Superstar’, antes visto como a salvação da TV, por hipoteticamente atrair os internautas com a interação por meio de aplicativo para tablets e smartphones, sinaliza que ainda não foi desta vez que a interação se relevou bem-sucedida.
Nenhuma emissora brasileira conseguiu, até aqui, lançar um produto capaz de mobilizar o público do universo da web para a tela da TV. O aplicativo de interatividade do ‘Superstar’ é uma inovação importante, mas não o suficiente para despertar o interesse da massa digital.
Os executivos de TV e analistas de comunicação quebram a cabeça para achar uma fórmula que faça a televisão e a internet caminharem em sintonia. Para as emissoras, não basta ter um site com design moderno e despejar links da programação nas redes sociais.
É fundamental segurar o telespectador-internauta, que adquiriu o hábito de ver TV conectado ao Twitter, Facebook e outras mídias. E, ao mesmo tempo, tentar seduzir quem acompanha a programação dos canais exclusivamente pela internet — e ainda os que trocaram, sem remorso, a TV aberta pela programação dos canais pagos.
A missão é complexa. Desse resultado depende o futuro (bem próximo) da televisão. O veículo que até pouco tempo era visto como imbatível, hoje sofre uma crise sem precedente. Ou se adapta aos novos tempos, ou perderá cada vez mais relevância no dia a dia das pessoas. A TV está sendo engolida pela internet e não consegue achar o caminho de volta.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.