Confusões políticas derrubam Ideb da Capital e todos culpam ‘gestões anteriores’

Pelo menos na educação, as confusões políticas que assolam Campo Grande desde que o ex-prefeito Alcides Bernal derrotou Edson Giroto, candidato do governador André Puccinelli, e acabou cassado meses depois, já parecem ter sortido efeito negativo. Na última avaliação, a educação básica da capital teve queda de 4 pontos no índice que pontua a qualidade. O […]

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Pelo menos na educação, as confusões políticas que assolam Campo Grande desde que o ex-prefeito Alcides Bernal derrotou Edson Giroto, candidato do governador André Puccinelli, e acabou cassado meses depois, já parecem ter sortido efeito negativo. Na última avaliação, a educação básica da capital teve queda de 4 pontos no índice que pontua a qualidade.

O ritmo positivo que a educação municipal de Campo Grande seguia foi interrompido com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2013, divulgado na última sexta-feira (5).

O indicador federal mostrou que a educação da rede municipal de ensino caiu de 5,8 para 5,4, em 2013. Na avaliação da atual secretária municipal de Educação, professora Angela Maria de Brito, a gestão anterior teria falhado com a descontinuidade da política que antes era desenvolvida.

Conforme Angela, a formação dos professores e o monitoramento escolar foram desconsiderados, o que pode ter refletido na qualidade do ensino em sala de aula. A professora assumiu a chefia da Semed (Secretaria Municipal de Educação) no dia 18 de março deste ano quando ocupou o lugar do ex-secretário José Chadid.

“Éramos os primeiros das Capitais, empatávamos com Curitiba. Agora, vimos que nas nossas escolas 67 unidades reduziram seus índices nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 61 nos últimos anos”, detalhou.

A assessoria de imprensa do ex-prefeito, Alcides Bernal, que administrou Campo Grande de 2013 até o início de 2014, também diz que a queda na pontuação do Ideb é reflexo da administração anterior. Antes de Bernal, Nelson Trad Filho foi quem geriu a Capital em dois mandatos, de 2005 a 2012.

A análise da Semed resgata os índices positivos que foram registrados desde 2005, ano em que o Ideb iniciou a avaliação da educação no Brasil. No gráfico abaixo é possível ver os números positivos da educação na rede municipal.

Apesar de a projeção do Ideb para 2013 nas unidades de ensino da Capital ser de 5,3, um ponto a menos do número registrado, Angela Maria confessou o sentimento de tristeza com o desempenho dos alunos e pontuou fatores que devem virar alvo da Semed para mudar os números na nova tabela do Ideb.

“Estou fazendo pesquisas, tentando entender o fenômeno. Percebi que as escolas que tiveram bons resultado possuem cerca de 800 alunos, são menores e não estão na região central”, resumiu.

Segundo a secretária, uma reunião deve ser convocada entre as escolas que tiveram notas inferiores com as unidades que apresentaram bom desempenho. Ainda na Secretaria, os resultados do Ideb serão desmembrados para as dificuldades serem apontadas. O monitoramento das unidades e do aprendizado dos alunos deve ser retomado com mais rigor, além de ser novamente levado para o centro dos objetivos da Semed.

“Ano que vem teremos novamente a Prova Brasil e vamos fazer uma avaliação junto com gestores para que possamos ter melhores resultados. Se não tivermos a educação como prioridade não existirá desenvolvimento”, antecipou.

Mesmo com a queda no ensino, a secretaria lembrou que a Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, localizada no Bairro Monte Castelo, teve uma das maiores notas de todo o Brasil neste último Ideb, quando registrou 7,1, na qualidade da educação nos primeiros anos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano.

Além dela a unidade municipal Bernardo Bais, no centro de Campo Grande e a escola Múcio Teixeira Júnior, localizada na Vila Carlota, tiveram o índice de 5,8 na avaliação do ensino dos anos finais do Ensino Fundamenta, do 6º ao 9º ano.

Em Campo Grande, 97,5 mil alunos estão matriculados nas 94 escolas da rede municipal, incluindo os Ceinfs (Centros de Educação Infantil).

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