Como uma confusão de tradução exagerou na melhora de Michael Schumacher
Um erro de tradução em uma entrevista dada por Jean Todt, ex-chefe da equipe Ferrari e atual presidente da FIA, fez com que o mundo do automobilismo acreditasse que no atual estágio de sua recuperação o alemão Michael Schumacher poderia ter “uma vida relativamente normal dentro de pouco tempo”. Infelizmente não é verdade. A imprensa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um erro de tradução em uma entrevista dada por Jean Todt, ex-chefe da equipe Ferrari e atual presidente da FIA, fez com que o mundo do automobilismo acreditasse que no atual estágio de sua recuperação o alemão Michael Schumacher poderia ter “uma vida relativamente normal dentro de pouco tempo”. Infelizmente não é verdade. A imprensa repercutiu a declaração errada nesta terça-feira. Após a descoberta do erro, a equipe do site corrigiu a matéria e produziu uma errata.
O que aconteceu de fato: Todt deu entrevista no final de semana a um dos canais do Grupo RTL, dias após se reunir com a família do ex-piloto de equipes como Benetton, Ferrari e Mercedes. Na entrevista, disse que, à medida em que o tempo passava, Schumacher fazia “progressos em relação à gravidade da sua lesão”, embora ainda houvesse um longo caminho pela frente.
Na frase que gerou toda a confusão, Todt disse: “espero que as coisas melhorem”. O dirigente afirmou torcer ainda para que seu ex-piloto pudesse levar “uma vida relativamente normal” em um curto período de tempo.
A declaração chegou à imprensa alemã, que, segundo o PitPass (site especializado em automobilismo), originou o erro de tradução. O jornal Der Spiegel dizia: “amigo Todt anuncia ‘vida normal’ para Schumacher”. Já a versão online da revista Focus trazia a manchete “Schumacher vai ‘viver uma vida normal’”.
Desta forma, quando a declaração distorcida chegou aos jornais britânicos e espanhóis, ganhou o mundo. “Michael Schumacher ‘poderá viver uma vida relativamente normal’, diz ex-chefe da Ferrari”, destacava o Daily Mail. “Schumacher caminha para uma ‘vida relativamente normal’, diz ex-chefe Todt”, reforçava o Daily Mirror.
Publicações como o Mundo Deportivo, Daily Telegraph, o The Guardian e o Times também repercutiram erroneamente o fato. O UOL Esporte e outros sites brasileiros passaram a história adiante, em uma bola de neve mundial.
A essa altura, a confusão já havia chegado a Sabine Kehm, porta-voz de Schumacher e provavelmente a fonte mais confiável para dar declarações a respeito das condições do alemão. Sabine não se pronunciou oficialmente, mas segundo o PitPass, disse que “as declarações atribuídas a Todt não foram o que ele falou”.
“Embora ninguém deseje diminuir as esperanças das pessoas, é vital checar com a porta-voz de Michael, que permanece a única fonte oficial de informação a respeito do progresso do alemão”, orienta o site. “Como no caso de Jules Bianchi, queremos ouvir boas notícias, mas elas têm que ser embasadas e corretas.”
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.