Circuito de Cinema que tem como tema ditadura civil-militar chega a Campo Grande
Expor e discutir a Ditadura civil-militar na América Latina e suas consequências, esta é a proposta do Circuito Universitário de Cinema que chega a Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (16). O projeto realizado pela MPC & Associados, em parceria com a Petrobras, está na sua primeira edição e acontece durante os meses de setembro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Expor e discutir a Ditadura civil-militar na América Latina e suas consequências, esta é a proposta do Circuito Universitário de Cinema que chega a Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (16). O projeto realizado pela MPC & Associados, em parceria com a Petrobras, está na sua primeira edição e acontece durante os meses de setembro e outubro, em instituições de ensino dos 27 estados do Brasil.
Em Campo Grande a estreia acontece hoje, a partir das 19 horas, no Anfiteatro do Multiuso da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com a exibição do documentário inédito “500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina”, de Alexandre Valenti.
O filme, uma coprodução Brasil e Argentina, relata a história das “Avós da Praça de Maio”, e a luta do grupo brasileiro Clamor para localizar os bebês sequestrados ou nascidos em prisões clandestinas. Outros dois documentários foram escolhidos para a mostra. “Setenta – 70”, de Emília Silveira, e “Duas Histórias”, de Ângela Zoe.
Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o tema, com a participação de acadêmicos, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e culturais, além dos diretores ou produtores dos filmes. Cada estado contará com seis sessões.
Serviço
A estreia desta terça-feira acontece no Anfiteatro do Multiuso da UFMS, às 19horas, com a exibição do filme “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina”. O debate após a sessão será realizado pelo Prof. Dr. Jorge Fernández, do departamento de História da UFMS, que tem desenvolvido trabalhos específicos em vários eixos temáticos, entre eles, a ditadura civil-militar na Argentina, a atuação extraterritorial das ditaduras e a coordenação repressiva entre Brasil e Argentina.
- Dia 25 de setembro, na Semana de Ciências Sociais da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em Dourados, no Anfiteatro da FCH, às 13h.
- Dia 27, no CineClube da UFGD, em Dourados, às 19h. – Dia 30, no Anfiteatro do Multiuso da UFMS, às 19h.
- Dia 10 de outubro, no auditório Tv Pantanal da Uniderp, às 19h.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.