Cidade de Figueirão torna-se a primeira de MS a implantar frequência escolar eletrônica

A prefeitura de Figueirão, a 260 quilômetros de Campo Grande, implantou nesta terça-feira (29) um sistema eletrônico de monitoramento da frequência escolar. A novidade está em fase de teste e será utilizada em toda rede municipal. Com isso os pais terão um controle sobre a vida escolar de seus filhos. De acordo com a Assessoria […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A prefeitura de Figueirão, a 260 quilômetros de Campo Grande, implantou nesta terça-feira (29) um sistema eletrônico de monitoramento da frequência escolar. A novidade está em fase de teste e será utilizada em toda rede municipal. Com isso os pais terão um controle sobre a vida escolar de seus filhos.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Município de Figueirão, o sistema tem como objetivo garantir a segurança no ambiente escolar, reduzir uma possível evasão e tranquilizar a família do estudante.

O ponto de partida foi dado na Escola Municipal Antônio Inácio Furtado Pólo. De acordo com o prefeito Neilo Cunha, a partir de agora o professor deixa de gastar um tempo da aula para realizar a chamada. “Essa novidade está sendo bem recebida pelos alunos e pelos pais que gostaram desse novo registro de frequência escolar”, destaca.

Essa tecnologia utilizada é a biometria, que identifica qualquer pessoa baseando-se em suas características físicas ou comportamentais, com a identificação a partir da impressão digital ou leitura facial. Além dos estudantes, os professores e gestores terão sua frequência monitorada pela biometria. Segundo a Assessoria do Município, essa é uma exigência do MEC (Ministério da Educação) para melhorar o serviço educacional e já está sendo usada em Goiás e Minas Gerais.

De acordo com o secretário de Educação, José André Cortez Feliciano os pais do aluno recebem um SMS e um e-mail avisando-os da falta da criança na escola, meia hora após o horário de início das aulas. Isso também acontecerá a cada ingresso e saída do estudante. Outro detalhe é que o Conselho Tutelar e o Programa Bolsa Família podem ser integrados ao sistema digital.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados