Cepea: mandioca teve forte queda nos preços

No primeiro semestre deste ano a oferta de mandioca para as fecularias e farinheiras do centro-sul teve uma forte recuperação. De acordo com dados da Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a indústria de fécula processou 14,5% a mais que no mesmo período do ano passado. A maior disponibilidade mandioca reflete o aumento […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No primeiro semestre deste ano a oferta de mandioca para as fecularias e farinheiras do centro-sul teve uma forte recuperação.

De acordo com dados da Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a indústria de fécula processou 14,5% a mais que no mesmo período do ano passado.

A maior disponibilidade mandioca reflete o aumento da produção dessa matéria-prima. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), devem ser produzidas neste ano 23,3 milhões de toneladas, avanço de 10% em relação a 2013.

No Centro-Oeste e Sul, onde está grande parte da indústria de fécula, a produção deve ser ampliada em 8,6% e 6,1%, respectivamente.

Houve um recuo em boa parte do semestre na demanda industrial por falta de interesse pela formação de estoques.

Os preços da mandioca tiveram quedas expressivas no período. Até a última semana de junho, o preço médio nominal a prazo da tonelada de mandioca havia baixado 57,3%, a R$ 243,09.

Em relação às médias mensais, a desvalorização da raiz foi de 57,5% entre dezembro/2013 e junho/2014. Mesmo assim, os preços no primeiro semestre de 2014 estiveram acima da média nos últimos dois anos.

Conteúdos relacionados