Candidatos de MS apostam em hashtags inusitadas para campanha nas redes sociais
Não importa o cargo que vão disputar, candidatos estão disputando para ver quem consegue as ‘hashtags’ mais criativas. Uma hashtag é uma palavra usada como ‘etiqueta’ ou marcador para um assunto nas redes sociais. É sempre escrita após o sinal gráfico # e vira um link para listagem de todos os assuntos marcados com ela. para […]
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Não importa o cargo que vão disputar, candidatos estão disputando para ver quem consegue as ‘hashtags’ mais criativas. Uma hashtag é uma palavra usada como ‘etiqueta’ ou marcador para um assunto nas redes sociais. É sempre escrita após o sinal gráfico # e vira um link para listagem de todos os assuntos marcados com ela.
para um investindo em campanha com hashtag nas redes sociais para “ganhar” popularidade. O mecanismo ajuda a visualizar todas as postagens relacionadas ao assunto.
O vereador de Ponta Porã, Marcelino Nunes (Pros), percebeu a tendência e criou #SomosTodosVileirosEdaí quando oficializou sua candidatura a deputado federal. Segundo ele, a intenção foi mostrar que todos podem conquistar um cargo político, mesmo sendo de origem humilde.
“Sempre fiz campanha voltada para o bairro, não é fácil sair de um bairro pobre para qualquer cargo político. Sei que candidatura para deputado federal requer muito dinheiro”, afirmou Marcelino. Apesar da origem humilde, Marcelino é formado em direito com pós-graduação e mestrado.
Outro candidato que usa e abusa das redes sociais é o senador Delcídio do Amaral (PT) que vai disputar a sucessão estadual. Além do #SouDelcídio, o petista utiliza #PapocomDelcídio e os relacionados a #Copa2014 #CopadasCopas.
O também petista Ricardo Ayache, candidato ao Senado, é outro que usa muito o hashtag. Na mesma linha do colega de partido, ele criou o #SouAyache.
O tucano Reinaldo Azambuja, adversário de Delcídio, foi mais um que aderiu à tendência. No clima da campanha que inspira renovação, o candidato popularizou o #tanahorademudar e #NovaPolítica.
Nelsinho Trad, candidato ao governo pelo PMDB, lançou o #internetdobem para dialogar com os eleitores. O peemedebista aderiu à modernidade depois da derrota eleitoral, em 2012, quando o candidato à sua sucessão na Prefeitura de Campo Grande, Edson Giroto (PR), não investiu em campanha nas redes sociais.
A especialista em redes sociais, Val Reis, explicou que o hashtag “direciona um assunto em volta daquela palavra” e é possível avaliar as opiniões das pessoas sobre, no caso dos candidatos, suas propostas.
“Você vê tudo que foi falado sobre aquele hashtag que cria um link e aparece em buscas na internet”, afirmou Val.
A especialista também disse que como a rede é muito grande, a ferramenta facilita você saber sobre as postagens do assunto porque concentra as informações. “Tudo se agarra ao hashtag, senão as informações ficam perdidas. Daí cresce a postagem”, acrescentou.
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