Campanha busca conscientizar cariocas e turistas sobre tráfico de pessoas
A Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos lançou hoje (5), aos pés do Cristo Redentor, na zona sul da cidade, uma campanha para conscientizar cariocas e turistas, durante a Copa do Mundo, sobre o tráfico de pessoas. A iniciativa consiste em colocar, em praças públicas, uma imensa caixa com mensagens sobre esse tipo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos lançou hoje (5), aos pés do Cristo Redentor, na zona sul da cidade, uma campanha para conscientizar cariocas e turistas, durante a Copa do Mundo, sobre o tráfico de pessoas. A iniciativa consiste em colocar, em praças públicas, uma imensa caixa com mensagens sobre esse tipo de crime.
Por fora, a caixa é colorida e tem frases incentivadoras como “Conheça o mundo e ganhe um bom dinheiro” ou “Enfrente um novo desafio e ganhe experiência” – geralmente usadas por traficantes para estimular pessoas a aceitarem uma falsa oportunidade de trabalho.
Quando a porta da caixa se abre, no entanto, o que se vê são relatos de pessoas que foram vítimas de tráfico, como as meninas Jéssica, de 12 anos, e Raquel, de 13 anos, moradoras de uma pequena cidade do interior do Nordeste. Elas foram drogadas e levadas a Fortaleza onde foram exploradas sexualmente. Ou o caso de 12 jovens entre 14 e 16 anos do Pará que, levados pelo sonho de se tornarem astros do futebol, acabaram em Santos (SP), vivendo em um cubículo, sem assistência à saúde ou educação.
“Essa campanha é importante devido ao grande fluxo de pessoas no país, durante a Copa. É uma questão transnacional, que não acontece apenas no Brasil. Acontece na África e Europa. O primeiro passo para acabar com o tráfico é a educação. Se as pessoas tiverem consciência de que isso existe, podem ter mais discernimento na hora de fazer suas escolhas”, disse o subsecretário estadual de Direitos Humanos, Raimundo Neto.
A caixa ficará inicialmente na Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, bem ao lado da estação do trenzinho que leva ao Corcovado. Em seguida, a caixa será levada à Vila Mimosa, zona de exploração na zona norte do Rio, e para as igrejas da Penha, na zona norte, e Nossa Senhora da Paz, na zona sul.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.