Caixa d’água municipal vaza em meio ao racionamento em SP
Fotos tiradas pelo morador Cristóvão Miguel Filipak mostram vazamento de água em um reservatório público em São Pedro (SP), cidade que enfrenta racionamento de 8 horas diárias por conta da estiagem. As imagens captadas na terça-feira (14), por volta das 6 horas, segundo o morador, são da caixa d’água que abastece o bairro Colina. A […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fotos tiradas pelo morador Cristóvão Miguel Filipak mostram vazamento de água em um reservatório público em São Pedro (SP), cidade que enfrenta racionamento de 8 horas diárias por conta da estiagem. As imagens captadas na terça-feira (14), por volta das 6 horas, segundo o morador, são da caixa d’água que abastece o bairro Colina. A administração do local é feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp), que afirmou ser “pouco provável que o vazamento tenha ocorrido na data”. Em nota, o órgão informou que mesmo assim irá fazer uma avaliação técnica do caso.
“Isso tem acontecido há pelo menos um mês, mas dessa vez resolvi fotografar. E é sempre no mesmo horário. Não é certo o morador economizar e a Prefeitura não fazer a parte dela”, ressaltou Filipak, que é aposentado. É possível ver nas fotos que a água transborda do alto da caixa d’água por um “ladrão”, que é acionado a partir de um determinado nível. “Se a caixa encheu e começou a vazar, o certo seria desligar as bombas, o que não tem sido feito”, complementou o morador.
Racionamento
Assim como diversas cidades do estado, São Pedro adotou o racionamento durante o período de escassez de chuvas. Em 25 de agosto, a medida passou a vigorar das 13 horas às 17 horas. No entanto, em 15 de setembro , o Saaesp intensificou o corte para 8 horas diárias, das 9 horas às 17 horas, em 41 bairros, devido ao agravamento do nível dos rios que abastecem a cidade.
No início deste mês, o racionamento chegou a ser cortado após alguns dias chuvosos, que elevaram o nível da represa Santana, a principal do município, de 20% para 80%, de acordo com o Saaesp.
No entanto, nesta semana a sanção voltou a vigorar, novamente das 9h às 17h, nos mesmos bairros de antes. Segundo informativo que consta no site da autarquia o motivo atual foi o rompimento de uma adutora no último dia 9.
Geny Aparecida Fantalo mora no Vila Nova, um dos bairros atingidos pela economia de água. “Outro dia acordei às 3h e não tinha água em casa. Nesse horário deveria haver abastecimento, pois é fora do racionamento”, reclamou.
Conserto e previsão
Em nota, a assessoria de imprensa do Saaesp informou que a adutora rompida já foi consertada. “Mas o abastecimento continua prejudicado por conta das condições climáticas. O Saaesp esclarece que apesar do abastecimento ser restabelecido às 17h, a água pode demorar mais tempo para chegar a bairros localizados na parte mais alta da cidade, como o Mariluz, Recanto, Vila Nova e São Judas”.
O documento cita também que a adutora, que fica no bairro Santana será alvo de investimentos. “Preocupado com o constante problema do rompimento desta adutora instalada em 1941 e já desgastada pelo tempo, o prefeito Helinho Zanatta (Hélio Donizete Zanatta, PPS) pediu um planejamento para um novo trajeto para a instalação de nova adutora, fora da área particular em que hoje está instalado o equipamento público”.
Em relação ao flagrante de desperdício fotografado pelo morador, a nota afirma que “o presidente do Saaesp, Sérgio Patricio, informa que é pouco provável que o vazamento tenha ocorrido na terça-feira, já que há pouca água disponível nos mananciais que abastecem a cidade e nos reservatórios, mas mesmo assim vai solicitar que a situação seja averiguada por técnicos da autarquia”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.