Brasil vai ganhar da Colômbia, afirma a assistente virtual que acertou todos os resultados das oitavas

O Brasil vai bater a Colômbia e a Alemanha vai levar a melhor sobre a França nesta sexta-feira. É o que afirma a assistente virtual da Microsoft, Cortana, que já se igualou ao famoso polvo Paul, de 2010, em suas previsões na Copa desse ano: oito acertos sobre o resultado dos últimos oito jogos. Batizada […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Brasil vai bater a Colômbia e a Alemanha vai levar a melhor sobre a França nesta sexta-feira. É o que afirma a assistente virtual da Microsoft, Cortana, que já se igualou ao famoso polvo Paul, de 2010, em suas previsões na Copa desse ano: oito acertos sobre o resultado dos últimos oito jogos.

Batizada em homenagem a um personagem da série de jogos de videogames “Halo”, a agora vidente virtual terá as suas habilidades de previsão postas à prova justamente nos próximos jogos, já que os resultados das partidas das oitavas de final não foram exatamente surpreendentes.

Por enquanto disponível apenas em versão beta nos aparelhos Windows Phone dos EUA, Cortana se baseia em dados da plataforma de buscas Bing, também da Microsoft, para fazer as suas previsões. Anteriormente, o Bing conseguiu prever com sucesso o resultados de diversos programas de TV americanos, como “The Voice”, “Dancing with the stars” e “American Idol”.

Em um post sobre a funcionalidade, a Microsoft informou que tipo de informações são levadas em consideração para os palpites sobre os jogos:

“Para o torneio, nossos modelos avaliam a força de cada seleção por meio de variados fatores, como histórico de vitória/derrota/empate em partidas classificatórias, outras competições internacionais, e a margem de vitória desses competidores ajustada à locação da partida, já que quem jogar em casa é uma vantagem conhecida”.

“Alguns ajustes nas previsões são feitos com base em outros fatores que dão vantagem a um time sobre o outro, como jogar em casa (para o Brasil) ou proximidade (times da América do Sul), tipo da grama do estádio, condições metereológicas da partida, etc. Por fim, são obtidos dados do mercado de apostas que nos permitem sintonizar as probabilidades de vitória/derrota/empate ao fenômeno da ‘sabedoria das massas’, capturado diretamente dos palpites das pessoas”.

O número de acertos de Cortana já se iguala ao do polvo Paul, que em 2010 previu com sucesso o resultado de oito partidas, incluindo a final — infelizmente, o animal morreu no mesmo ano, pouco depois do término do torneio.

A implementação de Cortana pela Microsoft foi uma resposta da empresa aos assistentes virtuais Siri, da Apple, e Google Now, da Google, e funciona de maneira semelhante à primeira: os usuários de Windows Phone podem fazer perguntas em voz alta a ela para obter determinadas informações.

Conteúdos relacionados