BR-163 terá nove postos de pedágio e investimento de R$ 3,4 bilhões para duplicação
Postos de pedágio já começaram a ser construídos em alguns trechos da BR-163. A cobrança está prevista para começar em outubro de 2015. A CCR Vias, que obteve a concessão da BR-163 em Mato Grosso do Sul pelos próximos 30 anos, detalhou nesta quinta-feira (24) as metas e planejamento das obras. A rodovia é uma […]
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Postos de pedágio já começaram a ser construídos em alguns trechos da BR-163. A cobrança está prevista para começar em outubro de 2015.
A CCR Vias, que obteve a concessão da BR-163 em Mato Grosso do Sul pelos próximos 30 anos, detalhou nesta quinta-feira (24) as metas e planejamento das obras. A rodovia é uma das principais do Estado, ligando as regiões norte e sul, passando por 19 municípios ao longo de mais de 800 quilômetros, um dos principais corredores de transporte do Centro-Oeste.
Segundo informações da concessionária, as primeiras praças de pedágio, bem como a maioria das obras nesta etapa dos trabalhos, estão na região norte do Estado. Ao todo, serão nove pontos de cobrança, com média de 100 quilômetros entre eles, que cobrarão R$ 4,38 por eixo.
O plano da CCR está dividido em quatro etapas, prevendo, no total, 806 quilômetros de duplicação ao custo de R$ 3,4 bilhões. Inicialmente, a empresa aguarda o licenciamento ambiental do projeto, previsto para sair em 2015, e inicia as obras com base em portarias ministeriais, com uma série de restrições.
Na primeira etapa, que já começou e deve terminar em meados de 2015, serão duplicados 80,6 quilômetros, chegando a 129 no fim do ano. Nas etapas seguintes, cada uma com período de um ano, serão 193, 274 e 209 quilômetros de rodovia a serem duplicados.
O investimento total da empresa no período de concessão terá de ser de R$ 5,5 bilhões. Por conta das restrições impostas pelo governo até o licenciamento, por enquanto os trechos duplicados não podem ter mais que 25 quilômetros, nem pontes podem ser construídas, entre outras exigências.
A rodovia será inteiramente duplicada. Na maior parte do trecho, serão quatro pistas e acostamento, divididos por um canteiro de 9,5 metros, reduzido a 1,8 metro em algumas localidades – perímetros urbanos, por exemplo.
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